Encontrei uns cogumelos paris frescos, além disso, estavam limpos, sem manchas, com textura firme e muito claros. Resolvi fazer um molho para penne com eles. Pensei que poderia ficar não muito saboroso, devido ao sabor suave desse tipo de cogumelo. Mas o vinho branco e a nata acompanhados da excelente textura dos ditos cujos deram como resultado um molho ao mesmo tempo simples e saboroso. Medalhões de filé mignon com crosta de pão, bacon, cebola roxa e ervas acompanharam o prato. A receita do medalhão segue logo mais.
Ingredientes:
300 g de cogumelos paris frescos
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga (não vale margarina que altera o sabor final)
noz-moscada ralada na hora
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 pote (aproximadamente 300 g) de creme de leite fresco
sal a gosto
salsinha picadinha a gosto (opcional)
Como fiz:
Esses cogumelos vieram bem limpos e terminei a higienização passando papel toalha em todos eles, inclusive nas reentrâncias. Fatiei-os em lâminas não muito finas e os coloquei de molho em água e suco de limão por alguns minutos. Escorri-os sob água corrente, rapidamente e sequei-os novamente com papel toalha.
Em uma panela dourei a cebola no azeite e na manteiga, acrescentei os cogumelos e deixei-os "suar" um pouco (eles murcham) e só então juntei o vinho branco. Esperei o vinho evaporar, somei o creme de leite fresco (ou nata como se diz aqui nas paragens), a noz-moscada e o sal. Abaixei o fogo ao mínimo e esperei o creme de leite reduzir e ficar espesso. Desliguei, juntei o cheiro-verde e o incorporei a massa.
No caso a massa utilizada foi esse penne, italiano e orgânico (conforme a embalagem). Ficou ao dente e muito saboroso.
Não utilizei nenhuma espécie de queijo nem durante ou após a preparação do molho. Eu acho que nesse tipo de molho é perfeitamente dispensável, mas os "ratinhos" contumazes podem optar por um bom parmesão ralado na hora...será heresia? será recomendado?...devo consultar um gastrochato (comento assim que der matéria da revista Época sobre os "gastrochatos") para tirar essa dúvida?
Esse foi o macarrão escolhido, no escuro, pois não tenho nenhuma referência sobre ele. |
Aqui o molho pronto para o "abate" não se espantem com a aparência muito "tostada do mignon", ficou bem selado por fora e ao ponto por dentro (rosadinho...rosadinho) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário