Dá para perceber a delicadeza da massa...
Imagem: Felipe A.
Ingredientes
Massa
500 g de trigo 01 colher (chá) azeite 01 colher (café) sal 4 ovos levemente misturados
Recheio 1 xícara (chá) de carne cozida processada (usei mignon) 1/4 xícara (chá) de presunto cozido processado 1 colher (sopa) de farinha de rosca 1/2 colher (sopa) de azeite 2 colheres (sopa) de cebola micropicadinha noz moscada pimenta do reino (opcional) 1/2 colher (sopa) de requeijão ou cream cheese 1/2 colher (sopa) de parmesão ralado grosso salsinha picadinha a gosto
Molho 1 colher (sopa) de manteiga 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo peneirada 1 e 1/2 xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco noz moscada sal a gosto
Como fiz
Massa: coloquei a farinha de trigo (já com o sal) em uma superfície plana e fiz uma cova no centro no qual adicionei metade dos ovos batidos e o azeite que fui incorporando à farinha de trigo. O restante da mistura de ovos fui colocando aos poucos até o ponto em que a massa ficou homogênea, lisa e de fácil manuseio. Sovei muito, mas muito bem, depois envolvi a massa em um filme plástico e deixei descansar por 40 minutos à temperatura ambiente.
Depois desse tempo esfarinhei uma superfície limpa e lisa e comecei o trabalho do estica e puxa a massa, se tiver a máquina de macarrão fica mais fácil. Esse trabalho deve ser acompanhado de muita dedicação e preparo físico..rárárá...pois a massa deve ficar bem fina. Feito isso cortar a massa em quadrados colocar o recheio no meio, juntar as pontas das mesmas formando um triângulo e depois juntar as duas pontas opostas do triângulo formando o famoso pequeno "cappellus" -chapeuzinho. Parece difícil mas não é (tem muitas fotos na Net mostrando o processo)..é apenas demorado.
Recheio: refoguei o filé mignon cortado em cubos no azeite e na cebola. Esperei esfriar e processei. a carne refogada (e também a cebola). Depois juntei o presunto, o queijo parmesão, a farinha de rosa e o cream cheese e processei bem. Retirei do processador e adicionei o sal, a noz moscada (com muita moderação pois ainda seria usada no molho) e a salsinha picadinha. Incorporei bem e reservei.
O recheio original de carne leva ovo, para dar a liga, mas eu optei pelo cream cheese pois -particularmente - não aprecio o cheiro ou sabor de ovo em determinados pratos.
Molho: dourei a farinha de trigo na manteiga e fui adicionando o leite aos poucos, sempre mexendo com o fouet, até engrossar. Sempre em fogo baixo também. Depois que o leite espessou deixei mais uns 3 minutos no fogo para um cozimento melhor do trigo. Retirei do fogo e corrigi o sal. Adicionei a noz moscada ralada na hora (moderação!) e o creme de leite. Incorporei bem e reservei.
Finalização: cozinhei os capelettis em bastante água. A água deve ser abundante e estar fervente no momento da adição dos capelettis. Esperei que subissem à tona e deixei mais um dois ou três minutos fervendo. Os capelettis cresceram bastante durante o cozimento. Escorri a massa e adicionei o molho.
Achei que ficou perfeita - ao dente e macia - o recheio ficou saboroso e presente. Esse é um cuidado que se deve ter ao preparar massas recheadas...o equilíbrio entre a quantidade de massa e de recheio.
Um bom parmesão ralado na hora ao gosto do freguês completou a refeição.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário