Então um almoço rápido, que só pede uma saladete verdinha e ao mesmo tempo cheio de gostosura é a opção. Fiz esse frango que é uma Receita adaptado do site Bem Simples, na verdade segui 95% da mesma, mudando apenas duas coisinhas. O acompanhamento é uma adaptação de uma receita de mil folhas de batatas, só que com menos camadas. A receita da batata segue acima, agora vamos ao penoso!
Ingredientes
Para o frango
4 filés (peito) de frango
suco de 1/2 limão
sal a gosto
2 dentes de alho amassados
pimenta do reino a gosto
azeite quanto baste
Para a crosta
1 xícara (chá) de farinha de rosca bem fresca
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de mostarda
1/2 cebola média
1 colher (sopa) de folhas de manjericão
1 colher (chá) folhas de tomilho
1 colher (chá) de alecrim
1 colher (sopa) de salsa
Como fiz
Frango: Temperei os filés que foram devidamente higienizados (sempre deixo de molho por alguns minutos em água com vinagre e depois passo pela água corrente) com sal, alho, pimenta do reino moída na hora, azeite e o suco do limão. Deixei pegar gosto por uns 30 minutos.
Crosta: enquanto os filés descansavam nos temperos, preparei a crosta. Bati no liquidificador o queijo parmesão e depois juntei a cebola, a mostarda, a manteiga e as ervas. Bati muito bem até as ervas e a cebola ficarem trituradas. Só então acrescentei a farinha de rosca, ativando a tecla pulsar até que a farinha ficasse bem incorporada aos demais ingredientes.
Coloquei em um recipiente e deixei à temperatura ambiente enquanto grelhava os filés até que ficassem dourados de ambos os lados, mas sem exagero, pois ainda iriam ao forno.
Finalização: Depositei os filés grelhados em um refratário e coloquei a massa de ervas sobre eles...uma camada bem generosa e apertei bem para que aderisse aos filés. Levei ao forno pré-aquecido (180ºC) até que a crosta ficasse douradinha como se vê nas fotos.
Duas coisas que mudei da receita original: o alho deveria ir junto com os outros ingredientes da crosta mas eu preferi temperar os filés com ele. A mostarda seria pincelada sobre os filés já grelhados e só depois a massa de ervas seria colocada sobre os mesmos mas eu preferi incorporar na massa. Questão de gosto apenas.
Ficou ótimo, pois a crosta impede que o filé fique ressecado... mantendo sua umidade e maciez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário