Tão geladinha que até o vidro ganha gotinhas...
Imagem: Felipe A.
Calor "duzinferno" e limão siciliano dando sopa...fazia tempo que eu queria fazer uma mousse com esse limão. O que existe hoje é modismo culinário, nem todos me cativam. Há que haver uma razão clara (para meu paladar) que me faça trocar um produto das tropicálias por outro e que esse fator seja para mim realmente superior ao que temos. Mostarda, vinhos, azeites, balsâmicos, massas, tomates e outros produtos são realmente superiores. Por exemplo, não troco a abobrinha menina verdinha, crocante e de sabor suave pela italiana. Ou nosso palmito quando fresco e macio por uma conserva importada. Mas limão siciliano realmente é muito bom: em saladas, nos temperos em geral que pedem limão e dá resultados fabulosos em bolos...devido ao seu sabor suave,aromático e persistente.
Temos produtos nacionais primorosos porém nos falta o hábito de bem utilizá-los, com mais versatilidade e ousadia..geralmente fazemos a mesma receitinha (sempre deliciosa!) com produtos que poderiam render pratos muito saborosos e para paladares, digamos, "mais refinados". Percebo uma tendência em nossos chefs para o aproveitamento gourmet de vários produtos nacionais. E que essa tendência vire hábito, faça história e seja incorporada aos hábitos brasileiros de alimentação.
Enfim o limão siciliano que tinha disponível não foi suficiente para a receita o que me fez complementar a quantidade de suco exigida pela receita com limão tahiti...e não é que ficou bom? Nem muito suave nem muito ácido. O sabor do limão bem presente mas sem exagero. Além disso ficou cremosa e bem aerada graças à clara em neve incorporada à mousse.
Recomendo!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário