domingo, 10 de fevereiro de 2013

Pudim de Tapioca - até que enfim!

Ficou bonito!
Imagem: Felipe A.

Sempre tive uma cisma de trabalhar com a tapioca. Ou por não saber direito que tipo deveria usar para cada preparação  ou porque por essas bandas só encontro a granulada grossa. Enfim, comprei uma marca que não conhecia e que discriminava na embalagem: para pudins e bolos. 
Êeepaaa...Já era um começo !
Com a tapioca veio junto a responsabilidade de nascer um quitute...para que eu pudesse bradar aos vassalos do cafofo: consegui!
E vamos ao santo You Tube...pois não queria "ler" a receita, queria "ver" e sobretudo reconhecer na tapioca utilizada a "minha" tapioca. Escolhi a receita da Chef Adriana Aranha e não é que deu super certo? E não é que que ficou uma delícia? Do jeito que eu gosto: textura macia e doce na minha medida?
Usei as medidas conforme foram recomendadas o que foi muito fácil graças à minha nova balança digital - (love total!).

Ingredientes:

• 55g de tapioca granulada 
• 250ml de leite integral 
• 300 g de leite condensado 
• 100 ml de leite de coco 
• 15 g de manteiga integral sem sal 
• 3 ovos tipo extra 
• 60 g de coco ralado fresco 
• 80g açúcar refinado 

Como fiz

Primeiro deixei a tapioca de molho no leite integral (todos os 250 ml ) por 01 hora. Enquanto isso caramelizei uma forma de pudim com os 80 g do açúcar refinado (peneirado para não ficar empelotado).
Depois dessa etapa coloquei a tapioca no liquidificador junto com os demais ingredientes. Bati muito bem. 

Segundo a chef: para quem prefere sentir os grãozinhos de tapioca os ingredientes podem ser misturados manualmente já com a tapioca hidratada ou então batidos no liquidificador sem a tapioca hidratada que só depois é adicionada.

Feito isso foi só colocar na forma e levar em banho-maria ao forno pré-aquecido (180°C) por aproximadamente 50 minutos. O tempo de forno vai depender de cada fogão e o pudim estará pronto quanto ao enfiar um palito no pudim...este sair praticamente limpo. 
Detalhe importante: é bom cobrir a forma com papel  alumínio para que o pudim não queime na superfície e fique crú por dentro. Deixar uns 20 minutos coberto e só depois retirar o papel para que o pudim doure. 
Segundo a chef este pudim deve ser desenformado ainda quente. Eu deixei amornar um pouco e desenformou super certinho.

E foi assim...simples assim!

E aí ...gostou?
Imagem: Felipe A.



Nenhum comentário:

Postar um comentário