Hummmm!!!!
Continuando com a "horrorosa" missão de testar receitas com bacalhau...para escolher "a'" receita da Sexta Feira Santa, chegamos nesse bacalhau enformadinho, com três camadas distintas de sabores: o bacalhau, o refogadinho de pimentões e cebola e o purê de batata com creme de leite. Camadas perfeitas que começam com a maciez do purê, passam pelo crocante dos vegetais e terminam com o sabor marcante do bacalhau.
Ingredientes
1 kg de bacalhau dessalgado e em lascas
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 kg de batata inglesa
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 xícara (chá) de leite integral
sal a gosto
5 dentes de alho picadinhos
1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
azeite quanto baste
pimenta do reino branca
noz- moscada (opcional)
1 pimentão vermelho em fatias
1 pimentão verde em fatias
1 pimentão amarelo em fatias
1 cebola roxa fatiada
azeitonas pretas fatiadas (usei portuguesas)
manteiga para finalizar
Como fiz
Dourei a cebola picadinha e o alho em azeite. Juntei o bacalhau (que foi aferventado rapidamente), o vinho e acrescentei a pimenta do reino (moída na hora, viu?). Deixei mais um pouquinho em fogo baixo até o vinho evaporar, corrigi o sal e finalizei com cheiro verde picadinho. Reservei.
Cozinhei as batatas até ficarem bem macias, escorri-as e passei pelo espremedor de batatas. Em uma panela derreti a manteiga, juntei o creme de leite e misturei bem para que os dois ingredientes se agregassem perfeitamente. Juntei a batata espremida, ralei um pouquinho de noz moscada sobre ela e por fim coloquei o leite, sempre mexendo e em fogo baixo. Deixei uns minutos, desliguei o fogo e reservei.
Separadamente refoguei a cebola e os pimentões em azeite e sal. Deixei que ficassem bem refogados mas ainda crocantes. Finalmente acrescentei as azeitonas pretas fatiadas ao refogado.
Montagem: Forrei um refratário, levemente untado com azeite, com o bacalhau, por cima dispus o refogado de cebola,pimentões e azeitonas e finalizei com o purê de batatas. Coloquei algumas bolinhas de manteiga sobre o purê e levei ao forno até que se formasse uma crosta dourada.
E foi assim!!!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário