domingo, 17 de março de 2013

Bacalhau à Gomes de Sá- Trilogia III

Dizem por aí que fui criado por José Luiz Gomes de Sá, cozinheiro do Restaurante Lisboense, Porto, Portugal

E o escolhido da vez foi o tradicional Bacalhau à Gomes de Sá como tinha comprado  uma boa quantidade do pescado já em lascas, tive que ir em busca de receitas que utilizassem o ingrediente dessa forma. Receita maravilhosa e com muitas versões sobre sua origem, quem foi Gomes de Sá e sobre o verdadeiro preparo tradicional.
A receita que escolhi é das antigas...dormia no velho caderninho de receitas...certas coisas não admitem modernidade. Respeito pela tradição de vez em quando é muito bom...e saboroso!

Poucos e bons ingredientes...precisa mais?
Ingredientes

1 kg de bacalhau em lascas grandes e dessalgado (usei o Gadus morhua)
1 e 1/2 xícara (chá) de azeite (usei o extra-virgem)
3 dentes de alhos fatiados finamente
2 cebolas médias
sal e pimenta do reino (branca) a gosto
3 ovos cozidos
1 l de leite integral
1 folha de louro
1/2 kg de batatas grandes
salsinha e cebolinha picadinhas a gosto
azeitonas pretas (usei Azapa) a gosto

Como fiz

Aferventei as lascas de bacalhau junto com a folha de louro, em fogo baixo, por 05 minutos (não cozinhe muito, é importante que seja jogo bem rápido). Feito isso retirei o bacalhau da água que não dispensei, pois nelas adicionei um pouco de sal e cozinhei as batatas com a casca.
Cobri o bacalhau já aferventado com  o leite fervente e deixei repousar por 02 horas (pode ser por mais tempo mas nunca -em minha opinião - menos) coberto por um pano de prato. Bem abafadinho, viu?
Descasquei as batatas cozidas (mas ainda firmes) e cortei-as em fatias grossas. As cebolas também foram fatiadas não muito finas.
Dourei o alho e a cebola no azeite, juntei as fatias de batatas e esperei que dourassem também. Só então acrescentei o bacalhau (que foi escorrido do leite) corrigindo o sal e adicionando um pouco de pimenta moída na hora. Mexi delicadamente até agregar os ingredientes. Retirei do fogo, juntei o cheiro verde picadinho e levei ao refratário. Coloquei os ovos cortados ao meio e as azeitonas sobre esse refogado, reguei com mais um pouco de azeite e levei ao forno quente (pré-aquecido) por alguns minutos (ultrapassei um pouco o tempo e algumas azeitonas deram um murchadinha...).
Servi imediatamente com arroz branco e salada cheia de verdinhos (chicória, agrião, alface e palmitinho).

Pois é, isso é que dá ficar fofoqueando ao telefone, as azeitonas passaram do ponto..rsrsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário