sábado, 16 de março de 2013

Bacalhau delicinha - Trilogia I

O creme de leite deve ficar bem reduzido 
Semana Santa chegando e a gente já pensa em bacalhau. Gosto muito do bacalhau tradicional da minha família, em generosas camadas de postas do adorado pescado, batatas, cebolas e tudo o mais. Finalizado com muito azeite. Mas esse peixe saboroso permite tantas variações deliciosas que a gente tem que ir testando (tá bom...é obrigatório testar receitas...rsrsrs) e saboreando...para escolher "a" receita da Sexta Feira Santa...Hummmm!!!
A receita da vez se mostrou deliciosa e aromática, feita em etapas, mas com um resultado surpreendente. O "bão" dessa receita é que todos os ingredientes têm seu devido destaque, formando um conjunto mais que saboroso....

Ingredientes
1 kg de bacalhau em lascas (usei o Gadus morhua)
1 kg de batatas pequenas
1 kg de cebolas para conserva (pequenas)
1 xícara (chá) de azeitonas gregas ou portuguesas
1 pimentão vermelho em fatias
1 pimentão verde em fatias
salsinha e cebolinha picadas a gosto
4 dentes de alho fatiados bem finos
azeite quanto baste
sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Como fiz

Dessalguei o bacalhau como de costume (em água gelada e mantido sob refrigeração). O detalhe é que já comprei o bacalhau em lascas grandes então o tempo de dessalga foi menor do que quando usamos postas grandes...coloquei na noite anterior ao preparo e fiz apenas três trocas de água. 
Aferventei as lascas rapidamente, retirei-as, reservei-as e coloquei as batatas e as cebolinhas na água onde o bacalhau foi aferventado, somei a essa água um pouco de flor de sal (pode ser sal grosso) e um folha de louro, deixei as cebolinhas cozinharem por aproximadamente cinco minutos e retirei. Deixei as batatas cozinhando até ficarem macias mas ainda firmes (detalhe: preferível batatinhas pequenas, mas não as encontrei, então cortei as batatas ao meio), escorri-as e reservei.
Dourei o alho em bastante azeite e refoguei o bacalhau, juntei a pimenta do reino e o creme de leite fresco (de caixinha ou latinha não dá certo, viu?), reduzi a chama e deixei assim, até que o creme de leite ficasse encorpado e reduzido. Corrigi o sal e adicionei o cheiro verde picadinho.
Enquanto isso dourei as batatas e as cebolinhas no azeite. Depois de douradinhas polvilhei o cheiro verde picadinho e também um pouco de flor de sal. Reservei. 
Finalmente refoguei os pimentões em azeite, deixando que ficassem um pouco crocantes. Não esqueci de polvilhar um pouquinho da flor de sal.
Montagem: coloquei o bacalhau em um refratário ladeado pelas batatas, cebolinhas e pimentão. Coloquei as azeitonas e reguei fartamente com azeite. Levei ao forno pré-aquecido (180ºC), apenas o suficiente para que o azeite começasse a borbulhar. E depois...fazer o quê, né?...a obrigação nos levou a testar a comidinha.
 E que comidinha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário