sábado, 9 de março de 2013

Filé a JK

As vezes no silêncio do prato...(sozinho)
Imagem: Felipe A.

Então as lembranças de Minas e da Universidade trouxeram outras saudades...entre elas  o famoso Filé a  JK - Juscelino Kubitschek - que comíamos de vez em outra (quando a mesada deixava) com a despreocupação que os jovens tinham - naquela época - com o peso, calorias e etc. Eram outros tempos e não necessariamente tempos gordos. A alimentação que seria considerada hoje descuidada e calórica em excesso não vinha acompanhada de tantos refrigerantes, miojos, Mcs, salgadinhos industrializados ou fritos....eram outros tempos também em termos físicos: caminhávamos mais, menos controle remoto, menos sedentarismo (o negócio era sair, pegar cachoeira, ver amigos...não existia Facebook, Internet...amizades virtuais...era tudo ao vivo e à cores) enfim...
Em Lavras existia (ou existe..) um restaurante à beira de uma rodovia e lá era a sede de uma de nossas gulas: o Filé a JK...que seria o preferido do famoso presidente mineiro. Afirma-se ser essa predileção uma lenda, mas assim ficou e assim é solicitado até hoje. 
Delícia sem sofisticações e que não pode ser saboreado sempre seja pela "gordurice" seja pelo trabalho, bagunça e tempo que demanda.
Dizem que recordar é viver...mas podemos afirmar que recordar também é...comer!
Esse filé é perdição ao cubo, acompanhado de um arroz branco mineirinho e saladinha, se torna um daqueles pecados que qualquer santo perdoa...

Eu fico imaginando nós dois...(vem muçarelinha!)
Imagem: Felipe A.

Ingredientes

1/2 kg de miolo de alcatra (filé mignon é o recomendado, mas a alcatra estava muito macia)
2 dentes de alho amassadinhos
sal a gosto
pimenta do reino (opcional) 
mostarda (opcional)
algumas gotas de vinagre balsâmico
100 g de presunto cozido
200 g de muçarela (melhor queijo prato no recheio, mas não tinha...)
palitos 
2 ovos
farinha de trigo e de rosca para empanar
óleo de milho (para a imersão dos filés)

Com fiz
Primeiro temperei a carne com alho, sal, umas gotas de vinagre balsâmico e um pouco de mostarda. Deixei descansar nesse tempero por pelo menos 20 minutos.
Após esse tempo recheei cada filé com um enroladinho de presunto e muçarela (coloquei a fatia do queijo sobre a de presunto e fiz um canudinho), enrolei a carne como um bife a rolê (utilizando os palitos para prender). Reservei fatias de muçarela para a finalização do prato (quantidade iguais à de filés).
Após essa etapa passei a carne na farinha de trigo, nos ovos ligeiramente batidos e por fim, na farinha de rosca. 
Aqueci o óleo em uma panela com boa profundidade e coloquei a carne na imersão. É importante que o óleo esteja quente mas não em excesso, para que a carne não fique crua por dentro. Eu deixei um pouco mais porque meu filho prefere depois do ao ponto (a carne ainda com sucos mas já saindo do rosado). Mas isso é uma questão de preferência.
Retirei do fogo e deixei descansar em papel toalha para "reduzir" o excesso de óleo. Depois retirei os palitos (olha o perigo aí..uia!).
Feito isso cobri com as fatias de muçarela e levei ao forno até que esta derretesse. Servi imediatamente.
Este prato foi acompanhado de uns legumes que fiz ao forno..ficou maravilhoso. Não tem segredo mas vou colocar a receita. Visto que o lance desse bloguinho é a comidinha de casa mesmo...para os filhos, amigos e quem mais chegar.
Porque você me olha com tanta gula?
Imagem: Felipe A.


Quando a gente gosta..é claro que a gente devora...
Imagem: Felipe A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário