domingo, 2 de março de 2014

Bolo de banana caramelizado


Assim o café da tarde fica muito melhor!!!

Essa semana resolvemos fazer um bolinho no serviço: tinha que ser rápido (já que seria à quatro mãos), simples, bom para acompanhar um café ou um chá gelado e brasileirinho. Então vamos ao muito conhecido mas sempre gostoso bolo de banana caramelado?

Ingredientes
Para a massa
8 bananas nanicas maduras mas firmes cortada ao meio
Canela quanto baste
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de óleo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar peneirado 
1 colher (sopa) fermento em pó químico

Para a calda
Aproximadamente 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

Com fizemos

Dileta
Caramelizou uma assadeira de aproximadamente 15 cm de diâmetro e não muito alta. Sobre o caramelo (que deve ficar sem grumos) colocou as bananas cortadas ao meio, depois polvilhou canela sobre elas.

Regina
Primeiro separei as gemas das claras (peneirei as gemas, tá bom?). Depois bati as claras em neve e reservei.
A próxima etapa foi bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e claro. Continuei batendo e acrescentei o óleo. Bati mais um pouco. Hora de juntar a farinha com o leite e água (já misturados) aos poucos até que os ingredientes se incorporassem bem e a massa se apresentasse lisa e uniforme.
Por último juntei as claras em neve e o fermento em pó - manualmente, nada de batedeira nessa hora - e os incorporei bem, sempre de baixo para cima e delicadamente. Se colocar força o efeito clara em neve (que confere a fofura ao bolo) desaparece, tá? O fermento também tem sua eficácia reduzida. 
Em seguida despejei a massa delicadamente sobre as bananas, sem esquecer as batidinhas no fundo da forma.
Levamos ao forno pré-aquecido previamente (180ºC) e assamos por aproximadamente 20 minutos. Fiz o teste do palito (tava bom!) e desliguei o forno. É bom lembrar que o tempo para assar depende do forno de cada um. O segredo é deixar uns 15 minutos sem abrir o forno. Quando formos abrir temos que fazê-lo devagar para não haver entrada de ar e também fechá-lo suavemente, isso fará com que o bolo não se "abaixe" ("afunde"). 

Dileta e Regina

Esperamos uns 5 minutos para desenformar - o tempo poderia ser maior, mas a gula venceu...Já tinha um chá geladinho com limão esperando a turma do lanchinho da tarde. Que apareceu rapidinho....rapidinho.

O desenho, a estética, o caramelado ...enfim o borogodó desse bolo...
saiu das mãos de Diletinha (amiguinha do serviço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário