segunda-feira, 3 de março de 2014

Bolo Prestígio sem batedeira

Não apenas parece bom...ficou muito bom!
Imagem: Felipe A.
Meu filho não é muito de todos os doces. Pudins, pavês, bolos muito recheados e etc não fazem seu "estômago"....Ligado em sorvetes, salada de frutas, um arroz doce e bolos simples (fubá, cenoura...por aí). Exceção é o chocolate: gosta muithio....
Estando em seu cafofo me ocorreu fazer um bolinho de chocolate para mimá-lo...não tinha batedeira e não queria fazer o tal bolo de liquidificador. Sempre tenho receio do resultado quando se trata de receita nova.
Escolhi fazer uma receita da atriz Maria Clara Gueiros, pois já tinha visto em algum programa de televisão que ela participou. Na ocasião ela preparou o bolinho que pareceu ficar bom. Pesquisei na Net e encontrei a receita com o nome de Torta de Brigadeiro, mas eu acho que é bolo mesmo.
Coloquei recheio de beijinho com coco e finalizei com cobertura de brigadeiro. Ficou uma coisa meio assim: bolo Prestígio do meu jeito!
O resultado está na foto: ficou um bolo fofo mas ao mesmo tempo sólido. Quebrou o maior galhão, viu?

Ingredientes
Massa
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (a receita pede 2)
2 xícaras (chá) farinha de trigo 
3 colheres (chá) de fermento químico em pó
1 xícara (chá) de chocolate em pó
3 ovos grandes (Jumbo)
200 g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
1 xícara (chá) de leite
Recheio
1 lata de leite condensado
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
50 g de coco em flocos hidratado
1/2 xícara (chá) de creme de leite (caixinha)
Cobertura
2 latas de leite condensado
1/4 xícara (chá) de creme de leite (caixinha)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
Calda
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sobremesa) de achocolatado

Como fiz

Massa
Peneirei os ingredientes secos (açúcar, farinha de trigo, chocolate em pó) e os coloquei em um recipiente tipo Tupperware com tampa. Tirei o ar (sei lá se tirei direito), tampei a vasilha e sacudi bem por alguns segundos. Como não tinha certeza se tinha retirado o ar corretamente, segurei a tampa firmemente para que essa não "voasse". Cautela e canja de galinha não fazem mal à ninguém. 
Abri a vasilha e juntei os ovos inteiros, o leite e a manteiga que foi derretida levemente.
Observação: sempre quebro os ovos, um por um, separadamente (vai que tem um estragado?) e peneiro as gemas.
Voltei a tampar o recipiente e sacudi novamente até a massa ficar homogênea (tem que abrir de vez em quando para verificar).
Ao contrário do que manda a receita ainda mexi  a massa mais um pouco depois da segunda sacudida e só então incorporei o fermento. Devagar e suavemente com sempre.
Despejei a massa em forma redonda  (20 cm de diâmetro) untada e esfarinhada (pode polvilhar chocolate no lugar da farinha) e coloquei em forno pré aquecido (180ºC) por aproximadamente 30 minutos. Fiz o teste do palito e desliguei o forno.
Esse tempo de forno varia conforme o fogão. Alguns minutinhos a menos ou mais podem ocorrer.

Recheio
Em uma panela de fundo grosso derreti a manteiga, juntei o leite condensando e mexi até que começasse a soltar do fundo da panela. Retirei do fogo e adicionei o creme de leite e o coco ralado. Com o coco fresco é muito mais gostoso. Mas como o bolo pode não ser consumido rapidamente é melhor não utilizá-lo (pode estragar) e por fim a baunilha. Incorporei bem e reservei.

Cobertura 
Em uma panela de fundo grosso (novamente! importante para não queimar) derreti a manteiga, coloquei o leite condensado e o chocolate (peneirado...ajuda muito à deixar o brigadeiro lisinho). Mexi bem com uma espátula de silicone até começar a soltar da panela. Retirei do fogo e juntei 1/4 de xícara (chá) de creme de leite. Incorporei bem e reservei.

Calda
Essa foi a parte mais difícil: misturei o achocolatado (Nescau) ao leite.

Montagem

Desenformei o bolo depois de frio. Cortei ao meio e separei as metades. Reguei a primeira metade com 1/4 de xícara (chá) da calda, tomando o cuidado de distribuir bem para que a massa não ficasse encharcada mas apenas úmida. Espalhei o recheio e cobri com a outra metade da massa que foi regada com o restante da calda.
Finalizei cobrindo o bolinho com a cobertura morna, mas não fria (se esfriar não adere ao bolo). Levei à geladeira por algumas horas. Foi consumido geladinho.
E foi assim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário