segunda-feira, 3 de março de 2014

Comprei!

Detalhe da capa externa...

Um dos meus escritores preferidos: Marcel Proust. A leitura de sua obra máxima - Em busca do tempo perdido - não é fácil, mas vale completamente  cada segundo gasto para tal.
Tenho a obra completa (sete volumes!),a sua biografia escrita por George D. Painter além de um livro de contos escritos antes de sua obra prima. 
Em busca do tempo perdido é considerada uma das obras literárias mais importantes do século XX. Discorre sobre o tempo e sua ação não só nosso físico mas também nos enredos, nos comportamentos, no cruzar de vidas, no retorno ao começo e na volta ao presente. Enfim, o que o tempo faz sobretudo com nossas almas...se tivermos a capacidade de mudar, mudar sempre. Uns para melhor outros para pior. 
Observador e participante da vida francesa (a elegante, das altas esferas...mas também as dos empregados que as serviam) Proust traça com frases que ficaram na história momentos, sentimentos, ações e reações que são próprias do ser humano. E não apenas de um povo, de uma classe social....
Em sua obra os almoços, jantares, encontros festivos, piqueniques e lanches estão sempre presentes. 
Esse livro - que desejei assim que soube de seu lançamento - relaciona receitas e textos retirados da obra.
Não falta, é claro, a receita das memoráveis "madeleines", tão famosa que até quem nunca leu Proust acha-se no direito de citá-las. Sim...os biscoitinhos em forma de concha que trouxeram tantas lembranças ao autor...lembranças essas que até o momento da memorável mordida ele nem sabia que possuía.
Capa externa...

Título: À mesa com PROUST; 192 páginas
Autores: Anne Borrel; Jean-Bernard Naudin; Alain Senderens
Tradução: Ana Luiza Borges; Fernando Py; Maria Cecília d"Egmont
Sextante Artes ; 2013

Mais um detalhe da capa externa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário