sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Nhoque de inhame e batata inglesa

Continua a saga do nhoque (gnocci). Dessa vez foi uma misturinha de inhame com batata inglesa.
Para uma apaixonada por essa massa o resultado foi delicioso!

Precisa mais?

Ingredientes

2 xícaras (chá) de inhame espremido e cozido em água salgada
1 xícara (chá) de batata inglesa (Asterix) espremida e cozida em água salgada
1 ovo inteiro (pequeno)
noz moscada a gosto (mas com cuidado!)
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga sem sal
aproximadamente 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
salsinha micropicadinha (opcional)

Como fiz

Cozinhei (em panelas separadas devido a diferença de tempo de cozimento) o inhame e a batata inglesa em água salgada. Escorri muito bem e passei os ingredientes ainda quentes pelo espremedor de batata diretamente no recipiente onde a massa iria ser trabalhada.Esperei esfriar um pouco.
Misturei bem e juntei o ovo (ligeiramente batido), a noz moscada (ralada na hora) e a manteiga. Trabalhei a massa até ficar homogênea. Reservei até que ficasse em temperatura ambiente.
Depois dessa etapa adicionei a salsinha e fui colocando a farinha de trigo aos poucos, sempre incorporando bem antes de acrescentá-la novamente. A quantidade de trigo depende da batata (se mais ou menos enxuta). Nessa receita usei aproximadamente 1/2 xícara (chá) de trigo.
É importante cuidar do ponto exato da massa: deve ficar firme o bastante para não se desmanchar durante o cozimento mas não com farinha em excesso (que compromete a textura e o sabor do nhoque).
Feito isso formatei cordões de massa e os cortei no tamanho desejado. Em seguida foram colocados em água fervente (caldeirão grande para que os nhoques tenham espaço suficiente para subir à tona sem "embolar" com os outros), esperei virem à tona e os escorri. 
Receberam um molho caseiro e caprichado de tomates. Precisava mais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário