domingo, 21 de dezembro de 2014

Receitas de Natal - seleção salgados do cafofo

Natal chegando e a gente começa a quebrar a cabeça com o cardápio da ceia. Como manter a tradição com um toque diferente?
Percebo que as ceias estão ficando mais leves. Apesar do bolos tradicionais (nozes, frutas secas,...) continuarem a marcar presença, já vemos sobremesas mais apropriadas ao nosso Natal, que mataria o Papai Noel (caso esse insistisse em suas roupa quentinha) de desidratação e insolação. Sobremesas geladas, com frutas da época, o uso do iogurte, o já famoso cheesecake com suas variadas combinações e as mousses refrescantes. As saladas mais ricas em folhas...Sim, nosso Natal é "bão" porque comporta uma variedade enorme de produtos.
Mas planejamento é necessário. Para não haver falta nem desperdício. Devemos lembrar que o calor intenso de dezembro não contribui para a preservação dos alimentos, por mais que tenhamos à nossa disposição tanta tecnologia.
Esse ano quero fazer alguns pratos tradicionais de nossa família: o bacalhau, o tender e o cuscuz paulista não vão faltar. De sobremesa o bolo de nozes, o manjar branco e a terceira sobremesa deve ser uma "novidade" ainda em fase de escolha. O manjar quero fazer com duas caldas (tradicional e frutas vermelhas).Quero servir em porções individuais. Será que darei conta?
Enquanto isso vamos relembrar receitinhas de outras ceias que já passaram pelo cafofo? E também algumas sugestões.

Bacalhau douradinho do Natal



Bacalhau "pretensamente"' espirituoso




Nenhum comentário:

Postar um comentário