domingo, 22 de fevereiro de 2015

Cheesecake com cobertura de morango

E a comilança de final de ano ainda rendendo...no Natal tivemos uma avalanche de sobremesas, aquele negócio de fazer a preferida de cada um...resultado: não demos conta de comer tudo...claro que jogado fora não foi, mas o marmitex teve que rolar ou seja: um pouco para cada um para não haver desperdício.
O Ano Novo foi mais controlado: menos também é mais, né?
Sobremesa? Só esse cheesecake que meu filho generosamente se dispôs a fazer para aliviar a carga culinária dessa mamãe aqui. 
A receita veio do blog  http://acozinhacoletiva que é uma delícia de blog. O dono do blog por sua vez comunica que a receita foi tirada daqui: http://www.icouldkillfordessert.
Enfim, ele fez suas modificações e nós fizemos as nossas - sim porque a mamãe aqui também deu seus pitacos.
Nossas modificações foram: o uso de macadâmia na massa no lugar de nozes (mas pode ser qualquer outra nut) e a opção por um cheesecake mais baixo, por acharmos que muito recheio ficaria enjoativo. Aí é pelo gosto, né?
A foto não ficou boa, não faz merecimento ao doce,que ficou delicioso e do qual não sobrou nadica, mas como estávamos só com celulares à mão,não tivemos outra saída. Se só tem tu...vai tu mesmo.
À receita!!!
Para nós a espessura do doce foi exata...nada enjoativa.

Ingredientes
Base

250 g de biscoito Maizena
100 g de macadâmias grosseiramente processadas
150 g de manteiga sem sal derretida

Massa
600 g de cream cheese
1 xícara (chá ) de açúcar refinado peneirado
1 colher (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha
3 ovos

Cobertura de Morangos

2 caixinhas (200 g cada) de morangos bem maduros
1 xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de suco de limão siciliano (opcional)

Demais
manteiga e farinha de trigo para untar e esfarinhar
morangos e hortelã para decorar


Como foi feito

Base
Primeiro untou-se e esfarinhou-se uma forma para torta (bem rasa). Reservou-se.
Depois as bolachas foram processadas até virar um farofa, colocou-se as macadâmias e foi realizado um novo processamento. Aí vai do gosto: pode deixar com alguns pedacinhos (para dar um croc na massa) ou deixar como farinha. Nossa opção foi deixar uns pedacinhos da macadâmia.
Finalmente a manteiga derretida foi acrescentada, sempre misturando bem, até ficar bem agregada ao restante dos ingredientes até que se formou uma massa homogênea.
Essa mistura foi colocada no fundo forma de torta (já untada e esfarinhada). A base foi toda forrada e um pouco (bem pouco) da massa foi levantada para a lateral da forma.  Reservou-se.

Massa (Recheio)

Observação: os ingredientes utilizados no recheio devem estar em temperatura ambiente, ok?
Primeiro, com o auxílio da batedeira,  o cream cheese foi misturado com o açúcar depois foram sendo acrescentados a farinha e o extrato de baunilha (nessa ordem), sempre com a batedeira em velocidade baixa. Só então o nosso cozinheiro juntou os ovos (um a um - gemas peneiradas, que a mamis aqui não deixa passar em branco...palpiteira!). Essa etapa foi executada com a batedeira em velocidade média,mas não se bateu a massa demais, pois o objetivo é que ela ficasse homogênea,mas não muito aerada.
Essa massa foi colocada por cima da base reservada e levada para assar em forno pré-aquecido (180ºC), em banho maria, por aproximadamente 1 e 1/2 hora. Depois de 1 hora de forno é bom ir verificando se já está no ponto. O palito famoso deve sair com alguma pegajosidade ainda, lembremos que ao esfriar (gelar) a massa tende a adquirir maior consistência. 
O forno foi desligado e deixou-se o cheesecake esfriar dentro dele. Depois de alcançar a temperatura ambiente o doce foi levado à geladeira.
Cobertura de Morango
Os morangos foram limpos e cortados ao meio. Depois foram colocados em uma panela de fundo grosso, junto com o açúcar e a água. Fogo baixo, mexendo sempre, até que adquirisse consistência de geleia mas com textura rústica (ou seja, ainda com pedacinhos de morango). Ao atingir a textura desejada o doce foi retirado do fogo e reservado até esfriar totalmente. Por último foi adicionado o suco de limão e a cobertura foi levada á geladeira onde ficou até a hora de servir o cheesecake.
Finalização
O cheesecake (já bem geladinho!) foi retirado da forma e transferido para o recipiente onde foi servido. Finalmente foi coberto com a cobertura de morango e decorado com alguns morangos e folhinhas de hortelã.
Parabéns Felipe, já pode casar!!!
Só para provocar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário