Imagem:https://casualmagic.me
|
domingo, 24 de julho de 2016
Brigadeirão - sabores antigos!
Talharim caseiro - com um tico de semolina
Sendo apenas uma cozinheira amadora e curiosa, tenho altos e baixos. Erros e acertos. Nada relacionado à alta gastronomia, mas sim à uma comidinha caseira caprichada. Alguns resultados ficam abaixo do esperado, outros dentro e alguns bem acima. Como essa massa de macarrão.
Estou me sentindo uma verdadeira "mama", cheia de orgulho...quando vi a massa pronta nem acreditei que tinha sido feito por essas mãozinhas aqui!
Já fiz outras massas de macarrão, muito boas aliás, cujas receitas estão aqui no bloguinho. Mas essa me ganhou totalmente!
Não precisou ninguém elogiar, eu mesma fiz isso por diversas vezes. E fiz sem máquina mesmo...foi no rolo de macarrão e no "muque". Mas como era para apenas duas pessoas, a massa era pouca e deu para trabalhar sem muito cansaço.
E o clima ajuda, né? Nada de suadouro..rsrsrs.
Enfim fala-se que deve ser calculado 100 g de farinha de trigo por pessoa, mas rendeu muito e três pessoas com bom apetite comeriam a delícia.
Para deixar a massa mais firme, usei um pouco de semolina e como iria utilizar 200 g de farinha, calculei 50 g de semolina, mas na hora caiu 65 g na balancinha e deixei rolar. Ficou perfeita, viu?
A massa secou rápido, cozinhou bem, sem desmanche e sem perda da consistência durante o cozimento.Depois de escorrida ficou bem soltinha. Maravilhosa!!!
Agora chega de exibição e vamos à receita.
segunda-feira, 18 de julho de 2016
Sorrentinos de espinafre e queijo
domingo, 17 de julho de 2016
domingo, 10 de julho de 2016
Mousse de manga com iogurte
Mousse de fruta é tudo de bom, né? Tá bom a realeza, a rainha Elizabeth das mousses é... a mousse de chocolate! Saber fazer uma boa mousse de chocolate é um "plus", um cartão de visitas ou seja te agrega "valor gastronômico".
Mas no nosso clima tropical, a mousse de fruta também reina. E como!!
De abacaxi, maracujá, morango, coco, goiaba - além de outras tantas. Mas a de manga é suprema. Sutil, com cremosidade delicada e super refrescante. Essa receita saiu daqui:http://www.cybercook.com.br!!!
Ingredientes
Mousse
1 xícara (chá) de iogurte natural (usei o de consistência firme)
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
1 envelope de gelatina em pó incolor (12 g)
3 mangas médias, maduras porém firmes
2 claras batidas em neve
Calda
1 manga grande, madura mas bem firme
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de suco de limão siciliano ou rosa (opcional!)
Como fiz
Primeiro coloquei a gelatina para hidratar com a 1/2 xícara de água. Enquanto isso coloquei água para aquecer em uma panelinha.
Coloquei as mangas picadas em cubos, o açúcar e o iogurte natural no liquidificar. Bati bem, até a manga ficar bem triturada (processada).
Dissolvi a gelatina hidratada em banho maria (na tal panelinha), quando ficou bem líquida a incorporei na mistura batida no liquidificador. Tornei a bater até que ficasse uma mistura bem homogênea.
Dentro do próprio copo do liquidificador, já fora do aparelho, coloquei as claras em neve que estavam reservadas. Misturei delicadamente com uma espátula, até que estivessem bem incorporadas.
Finalmente coloquei a mousse em taças individuais e levei à geladeira (fiz de um dia para o outro). Não esqueci de vedar cada taça com filme plástico para proteger a integridade da mousse.
Calda
Misturei a água com o açúcar até que este se dissolvesse. Levei ao fogo baixo e junte a manga picada em cubos. Após levantar fervura deixei por mais 5 minutos no fogo. Retirei e deixei chegar à temperatura ambiente quando juntei o suco de limão. Depois levei à geladeira e coloquei sobre a mousse apenas na hora de servir.
E foi assim!
Torta de mandioquinha, calabresa e couve
E com o frio chega a vontade de comidinhas mais "suculentas" ou seja: encorpadas. E também a cozinha não vira um inferno, né? Dá para ligar o forno de "boa', tomar um vinho, ouvir uma música...enfim, cozinhar em temperatura amena, pelo menos para mim, é muito mais gostoso.
Diante disso, tirei do meu antigo caderninho de receitas, essa torta dita "mineirinha"(deve ser por causa da couve) que por si só vale por uma refeição. Que gostosura!
Ingredientes
Massa
1 kg de mandioquinha
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto
2 ovos
sal a gosto
Recheio
1 cebola média micropicadinha
2 dentes de alho amassadinhos
2 colheres (sopa) de azeite
1 maço de couve picada finamente
500 g de linguiça ( a receita pede calabresa, usei frescal de pernil)
Montagem
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 gema de ovo
1/2 colher (chá) de azeite
manteiga para untar
farinha de rosca para polvilhar a forma
Como fiz
Massa
Cozinhei as mandioquinhas em água e sal e passei pelo espremedor ainda quente. Juntei a manteiga e mexi bem. Reservei. Passei as gemas - dos 2 ovos - pela peneira e as juntei às claras, com um fouet bati a mistura de claras e gemas até espumar e dobrar de volume. Misturei com a mandioquinha (que já estava em temperatura ambiente), depois acrescentei a farinha de trigo e tornei a misturar até a massa ficar bem homogênea. Reservei.
Recheio
Dourei a cebola e o alho no azeite e depois juntei a linguiça cortada em cubinhos. Deixei fritar bem e adicionei a couve, fiz essa última etapa (couve) em fogo bem alto e rapidamente, só para dar uma murchada -"assustada" - na bichinha. Reservei.
Montagem
Untei as laterais e o fundo de uma forma de abrir pequena (mas pode ser um pirex ou outro refratário) com uma leve (bem pouca mesmo, tá?) camada de manteiga e polvilhei farinha de rosca. Forrei o fundo e as laterais( é chato, fiz devagar com a ajuda de uma colher untada com azeite) com um pouco mais da metade da massa de mandioquinha. Depois coloquei a linguiça com a couve e espalhei bem sobre a massa. Cobri com o restante da massa, pincelei com a gema misturada com o azeite, polvilhei o queijo ralado e levei ao forno médio (180 ºC) pré-aquecido . Demorou uns 20 minutos para que a torta ficasse douradinha. Retirei da forma e servi bem quentinha.
Gordelícia que não se pode desprezar!!!
Assinar:
Postagens (Atom)