domingo, 10 de julho de 2016

Mousse de manga com iogurte

 Mousse de fruta é tudo de bom, né? Tá bom a realeza, a rainha Elizabeth das mousses é... a mousse de chocolate! Saber fazer uma boa mousse de chocolate é um "plus", um cartão de visitas ou seja te agrega "valor gastronômico".
Mas no nosso clima tropical, a mousse de fruta também reina. E como!!
De abacaxi, maracujá, morango, coco, goiaba - além de outras  tantas. Mas a de manga é suprema. Sutil, com cremosidade delicada e super refrescante. Essa receita saiu daqui:http://www.cybercook.com.br!!!

Ingredientes

Mousse
1 xícara (chá) de iogurte natural (usei o de consistência firme)
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
1 envelope de gelatina em pó incolor (12 g)
3 mangas médias, maduras porém firmes
2 claras batidas em neve

Calda
1 manga grande, madura mas bem firme
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de suco de limão siciliano ou rosa (opcional!)


Como fiz
Primeiro coloquei a gelatina para hidratar com a 1/2 xícara de água. Enquanto isso coloquei água para aquecer em uma panelinha.
Coloquei as mangas picadas em cubos, o açúcar e o iogurte natural no liquidificar. Bati bem, até a manga ficar bem triturada (processada).
Dissolvi a gelatina hidratada em banho maria (na tal panelinha), quando ficou bem líquida a incorporei na mistura batida no liquidificador. Tornei a bater até que ficasse uma mistura bem homogênea. 
Dentro do próprio copo do liquidificador, já fora do aparelho, coloquei as claras em neve que estavam reservadas. Misturei delicadamente com uma espátula, até que estivessem bem incorporadas.
Finalmente coloquei a mousse em taças individuais e levei à geladeira (fiz de um dia para o outro). Não esqueci de vedar cada taça com filme plástico para proteger a integridade da mousse.

Calda
Misturei a água com o açúcar até que este se dissolvesse. Levei ao fogo baixo e junte a manga picada em cubos. Após levantar fervura deixei por mais 5 minutos no fogo. Retirei e deixei chegar à temperatura ambiente quando juntei o suco de limão. Depois levei à geladeira e coloquei sobre a mousse apenas na hora de servir.
E foi assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário