domingo, 24 de julho de 2016

Talharim caseiro - com um tico de semolina


Sendo apenas uma cozinheira amadora e curiosa, tenho altos e baixos. Erros e acertos. Nada relacionado à alta gastronomia, mas sim à uma comidinha caseira caprichada. Alguns resultados ficam abaixo do esperado, outros dentro e alguns bem acima. Como essa massa de macarrão.
Estou me sentindo uma verdadeira "mama", cheia de orgulho...quando vi a massa pronta nem acreditei que tinha sido feito por essas mãozinhas aqui! 
Já fiz outras massas de macarrão, muito boas aliás, cujas receitas estão aqui no bloguinho. Mas essa me ganhou totalmente!
Não precisou ninguém elogiar, eu mesma fiz isso por diversas vezes. E fiz sem máquina mesmo...foi no rolo de macarrão e no "muque". Mas como era para apenas duas pessoas, a massa era pouca e deu para trabalhar sem muito cansaço. 
E o clima ajuda, né? Nada de suadouro..rsrsrs. 
Enfim fala-se que deve ser calculado 100 g de farinha de trigo por pessoa, mas rendeu muito e três pessoas com bom apetite comeriam a delícia.
Para deixar a massa mais firme, usei um pouco de semolina e como iria utilizar 200 g de farinha, calculei 50 g de semolina, mas na hora caiu 65 g na balancinha e deixei rolar. Ficou perfeita, viu?
A massa secou rápido, cozinhou bem, sem desmanche e sem perda da consistência durante o cozimento.Depois de escorrida ficou bem soltinha. Maravilhosa!!!
Agora chega de  exibição e vamos à receita.

Ingredientes

135 g de farinha de trigo especial (usei a Renata)

65 g de semolina (usei a Renata...também)
2 ovos grandes

e...Só!

Como fiz

Primeiro peneirei as gemas e depois juntei às claras. Mexi levemente (nada de bater os ovos, não é pão de ló, viu?).
Pesei, misturei as farinhas e peneirei. Depois coloquei sobre uma superfície lisa e plana, fiz uma cova no meio na qual coloquei os ovos levemente misturados. Fui incorporando a farinha de fora para dentro. Tem que ter paciência, no começo parece que não vai dar ponto, mas dá.
O tamanho dos ovos e a qualidade da farinha influenciam no ponto da massa. Se ficar dura demais (mas depois de bem trabalhada, nada de pressa) juntar um pouquinho de água ( "pouquinho" mesmo) e voltar à sovar. Se ficar mole juntar um pouquinho de farinha de trigo. Importante lembras que a massa para macarrão é dura mesmo. Mas deve ser bem sovada e ficar lisa.
A massa foi sovada (com força), por alguns minutos, até ficar homogênea. 
Após atingir a textura desejada, envolvi a massa (em formato de bola) em um filme plástico e deixei descansar por 40 minutos.
Após esse tempo abri a massa até que está ficasse bem fina (dividi a massa em duas porções para ficar mais fácil trabalhá-la). Depois enrolei como rocamboles e cortei em tiras finas. 
Esperei a massa secar um pouco e a coloquei em uma panela grande, com bastante água (com um pouco de sal) fervente e esperei que subisse à superfície. Deixei cozinhar por mais uns dois minutos aproximadamente (tem que ficar cozida mas firme). Escorri bem.



Observação 1: essa massa foi servida com brócolis cozido e passado no azeite e alho (bem douradinho).. 
Observação 2: calcular 1 ovo inteiro para cada 100 g de farinha dá muito certo!
Observação 3: não precisa colocar sal na massa, a água onde é cozida leva sal e o brócolis salteado também é salgado. Se for fazer com outro molho, este também cederá sal à massa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário