segunda-feira, 18 de julho de 2016

Sorrentinos de espinafre e queijo



Eu gosto muito de espinafre...mas tenho encontrado dificuldades para comprá-lo, pois é muito difícil sua oferta nos supermercados e feiras daqui. No entanto minha amiga Diletinha tem a preciosidade em seu quintal e pasme-se!...não gosta muito, não dá bola...que bom pois sobra mais para mim. Esse sorrentino foi recheado com os espinafres frescos, muito saudáveis e lindos que ganhei da amiguinha.
Vamos à receita?

Ingredientes

Massa

200 g de farinha de trigo peneirada
2 ovos (gemas peneiradas)
2 colheres (sopa) de óleo de milho
1 pitada de sal (opcional)

Recheio

1 e 1/2 xícara (chá) de espinafre já refogado
1/4 xícara (chá) de queijo cremoso (usei cream cheese)
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado 
2 colheres (sopa) de cebola micropicadinha
1 colher (sopa) de azeite
sal à gosto

Como fiz

Massa
Primeiro coloquei a farinha em um recipiente grande o suficiente para poder trabalhar a massa. Reservei. Em seguida misturei os ovos levemente e juntei aos mesmos o óleo e a pitada de sal. Misturei levemente.
Abri uma cova no centro da farinha e nela coloquei a mistura de ovos, óleo e sal. Fui puxando a farinha de fora para dentro, até que a mistura de ovos estivesse perfeitamente incorporada à farinha e formasse uma bola (pode ser que a massa fique um pouco dura demais para trabalhar, isso depende muito da qualidade da farinha e do tamanho dos ovos. Nesse caso acrescente um pouquinho de água, com muito cuidado, só até a massa ficar maleável). Transferi a massa para uma superfície polvilhada com farinha de trigo e sovei bem. Essa não é uma massa macia, é mais para dura mesmo. No entanto deve ficar bem lisa e soltando da superfície para estar no ponto.
Depois deixei a massa descansar por 40 minutos coberta com filme plástico (para não ressecar).

Recheio

Primeiro coloquei o espinafre (folhas inteiras) em uma panela  bem quente. Juntei 2 colheres (sopa) de água. Esperei o espinafre murchar completamente. Retirei do fogo e coloquei em uma peneira, apertando bem o espinafre contra ela, para retirar toda a água formada durante o cozimento (o recheio não pode ser muito molhado, pois amolece a massa). Piquei o espinafre bem  miúdo.
Depois refoguei a cebola no azeite, coloquei o espinafre e um tico de sal (lembremos que o parmesão é salgado). Deixei uns minutos no fogo, até que ficasse bem sequinho. Retirei do fogo e esperei chegar à temperatura ambiente quando incorporei o queijo parmesão (ralado na hora,tá? ...porque você não vai se desmilinguir toda fazendo massa caseira e depois colocar um queijo qualquer comprado já ralado, né?) e o cream cheese. Misturei bem e reservei.

Montagem

Abri bem a massa até ficar quase transparente (mas nem tanto que não suporte o recheio e nem o cozimento). Com a ajuda de um cortador abri círculos na massa, coloquei o recheio no centro e cobri com outro círculo. Fechei as bordas (uso passar um pouco de água nas bordas para facilitar o fechamento, tem quem prefira clara de ovo, você quem sabe.) e depois apertei-as bem com um garfo (usei um pequeno).

Finalização

Coloquei bastante água em um caldeirão grande e levei ao fogo alto, depois da água levantar fervura (deve estar no ponto máximo de ebulição) coloquei os sorrentinos, aos poucos. Esperei que subissem à tona, deixei cozinhar por aproximadamente dois minutos. Retirei-os com a ajuda de uma escumadeira e deixei em uma peneira para escorrer toda a água  (sempre vem um pouco, né?). 
Finalmente coloquei os sorrentinos no recipiente onde foram servidos, cobri-os com uma boa porção de molho de tomates (sugo) caseiro e finalmente cobri a massa com uma generosa camada de queijo parmesão raladinho na hora.

Achei essa receita deliciosa, a única demora  está em abrir a massa e formatar os sorrentinos. Mas como eles crescem bastante quando cozidos, também rendem bastante...o que é muito bom!









Nenhum comentário:

Postar um comentário