domingo, 24 de julho de 2016

Brigadeirão - sabores antigos!

Outro dia teve uma reclamação aqui no cafofo...meu filho queixou-se de não aparecer mais - nessas bandas - docinhos conhecidos. O moço estava com saudades dos "sabores do passado " !!!

Serve uma Grapette, filhote?
Como mãe "abnegada" tentei resgatar na memória as sobremesas que fazia com frequência na infância dos meus filhos e na adolescência também. Eis que surge a lembrança do ...Brigadeirão!
Para falar a verdade veio a calhar...não estava com vontade de fazer nada trabalhoso. É fácil e (quase) todo mundo gosta.
Procurei uma receita diferente da que eu  fazia - então o sabor do passado, não vai ser tão do "passado" assim - já que esta levava um pouco de farinha, o que nunca me agradou inteiramente. 
Por fim escolhi uma receita que achei no site GShow...sem farinha, com chocolate em pó e de rápida execução. 
Resultado? Não sobrou um pedaço nem para contar uma história. De fato, esse "sabor do passado" matou a saudade de um certo rapaz...
Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícara (chá) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de açúcar ( a receita original pede 4)
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos grandes (gemas peneiradas, please!)
manteiga para untar a forma
1 xícara (chá) de chocolate granulado para de
corar

Como fiz

Bati no liquidificador os ovos, o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó, o açúcar e a manteiga. Bati bastante até ficar homogêneo. Untei uma forma de pudim (19 cm de diâmetro) com a manteiga e coloquei a mistura.
Cobri a forma com papel alumínio e assei em banho-maria em forno médio (180ºC) por aproximadamente 1 hora e 40 minutos. Esperei ficar morno (mas não frio) para desenformar e decorei com o chocolate granulado - se estiver frio o granulado não adere. Levei à geladeira de um dia para outro (tem que ficar no mínimo 06 horas, ok?).



Nenhum comentário:

Postar um comentário