domingo, 28 de maio de 2017

Purê diferente de batata



Resolvi dar um "up" no purê nosso de cada dia e lá fui procurar uma receita. Achei a do chef Erick Jacquin (do Masterchef) e como tinha os ingredientes disponíveis (nada como ter nossas próprias ervinhas aromáticas, né não?) corri para fazer. Muito gostoso mesmo.
Fiz com a metade da quantidade de batata e leite indicadas, consequentemente de manteiga também. Mas mantive a folha de louro, o tomilho e o alho nas medidas indicadas. O sabor não ficou muito forte mas tive o cuidado de usar a folha de louro e o dente alho em tamanhos menores.
À receita!

Ingredientes

Primeira etapa
600 g de batata Asterix (casca rosa)
1 l de leite integral
1 folha (pequena) de louro
1 dente de alho (pequeno) 
1 ramo de tomilho
sal a gosto

Para a finalização
250 g de manteiga (margarina não dá certo, tá?)
creme de leite fresco a gosto

Como fiz

Descasquei as batatas e cortei-as em pedaços grandes e uniformes (para cozinharem ao mesmo tempo). Coloquei em uma panela junto com o leite, o louro, o dente de alho (descascado) e o ramo de tomilho. Misturei e coloquei o sal. Adicionei 1 xícara (chá) de água para terminar de cobrir as batatas e deixei cozinhar até ficarem macias (aproximadamente 30 minutos).
Depois escorri-as e retirei o louro e o tomilho. Passei as batatas com o dente de alho no espremedor de batatas.
Com a batata espremida e  ainda bem quente coloquei a manteiga e a nata. Mexi bem - com a ajuda de um fouet - até atingir a consistência que eu queria: bem aveludada. Verifiquei o sal (hora de corrigir se for necessário), misturei mais um pouco e servi imediatamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário