domingo, 30 de julho de 2017

Pão rocambole recheado

Vamos fazer uma pãozinho recheado para o lanche? A receita veio daqui:https://quichedemacaxeira.wordpress.com, com algumas alterações.



Ingredientes

Massa
15 g (1 tablete) de fermento biológico fresco
  (usei metade do pacote de 10 g de fermento seco)
1 xícara (chá) de leite morninho
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 ovo grande (gema peneirada) levemente misturado
1 gema (peneirada) para pincelar
1/2 colher (chá) de azeite para pincelar

Recheio
2 dentes de alho picadinhos 
1 xícara (chá) de cebola cortada em cubos pequenos
1/2 xícara (chá) de tomate (sem pele e sem sementes) cortado em cubos
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de linguiça Blumenau cortada em cubos (pode ser outra defumada/fresca)
100 g de muçarela cortada em cubos
salsinha e cebolinha picadas a gosto
1/2 xícara (chá) de azeitona picada
sal a gosto
orégano a gosto
queijo parmesão para cobertura

Como fiz

Massa
Em uma tigela coloquei duas xícaras da farinha de trigo (reservei a terceira) e o sal, misturei e depois fiz um buraco no meio. Reservei.
Dissolvi o fermento com o açúcar  no leite morninho.Coloquei essa mistura no buraco da farinha. Juntei o ovo já levemente misturado, o azeite e  a manteiga. Misturei com a ajuda de garfo. Depois misturei com as manualmente e fui adicionando a farinha de trigo reservada até a massa se soltar das mãos. Não foi necessário adicionar mais que 3 xícaras de farinha, mas se for, tem que ir adicionando aos pouquinhos, até dar o ponto.
Depois de atingir o ponto (soltar das mãos) polvilhei uma superfície com farinha de trigo e sovei a massa, até ficar macia, lisa e bem homogênea. Cobri com um pano de prato e deixei descansar por aproximadamente 1 hora (até dobrar de volume) em lugar sem corrente de ar.
Enquanto a massa crescia fiz o recheio.

Recheio
Primeiro fritei a linguiça no azeite, retirei e reservei. No mesmo azeite fritei o alho e a cebola até murchar, juntei o tomate e deixei refogar um pouco (até secar o líquido que solta durante o cozimento). Retirei do fogo e juntei a linguiça reservada, as azeitonas, o orégano e o tempero verde. Corrigi o sal (lembrar que no recheio vão coisas salgadas: azeitonas, linguiça e muçarela) com moderação. Reservei até chegar a temperatura ambiente.
Depois de frio acrescentei a muçarela cortada em cubos.
Finalização
Passada uma hora de descanso da massa (= dobrar de tamanho), untei uma forma de bolo inglês (13 x 34), daquelas compridas e estreitas. Reservei e pré-aqueci o forno a 180ºC. 
Abri a massa, com o auxílio de um rolo, até obter um retângulo com espessura média. Recheei com o refogado, fechei as pontas e enrolei como um rocambole. Apertei bem as laterais, pincelei com a gema misturada ao azeite.
Finalmente salpiquei o queijo parmesão (ralado grosso) e levei ao forno. Deixei assar até dourar o que levou aproximadamente 30 minutos (depende do forno). Retirei do forno e esperei uns minutos para servir ainda quente, mas sem muita lambança, ou seja: nada de recheio vazando para todo lado!


a


Nenhum comentário:

Postar um comentário