terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bolo de Chocolate


Esse bolo de chocolate é marravilhosooo para quem é chocólatra! Acho mesmo que mais parece um brownie do que um bolo clássico.Retirei a receita de um blog cujo nome não recordo.
A receita original mandava polvilhar com açúcar de confeiteiro, mas eu fiz uma cobertura que sempre faço para os negas malucas da vida,pois meu filho gosta de bolo mais úmido.Sucesso! Sucesso!

Ingredientes para o bolo:
6 ovos, claras em neve
250 g de manteiga sem sal
200 g de chocolate meio amargo
250 g de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada

Preparo:

Bater as 6 claras em neve, reservar. Peneirar as gemas em uma batedeira e adicionar o açúcar. Bater bem, até ficar um creme fofo e claro. Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Deixe amornar um pouco e despeje sobre a mistura de gemas e açúcar. Bata bem e aos poucos adicione a farinha de trigo.
Nesta etapa eu tinha algumas nozes dando mole e as adicionei à massa.Por fim, com a batedeira desligada, junte as claras em neve, delicadamente.
Forre um forma com papel manteiga pincelado com margarina (eu não tinha e usei uma forma untada e esfarinhada, deu certo!), a forma não deve ser grande. Despeje a massa e leve ao forno pré aquecido em 200 graus,por mais ou menos 30 minutos. Faça o teste do palitinho. O ponto é quando a superfície do bolo apresenta algumas rachaduras e o palitinho sai com um pouco de massa pegajosa.
Nessa receita fermento químico não entra. Pois é para o bolo ficar mais baixo e mais consistente mesmo.
Retire do forno, se quiser polvilhe açúcar de confeiteiro ou faça uma cobertura básica e espalhe apenas sobre o topo do bolo.

Acredite, é úmido, cheiroso e não sobra nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário