terça-feira, 2 de novembro de 2010

Flã de Amora



Aqui em Cascavel tenho grande dificuldade em fazer receitas que levem as tais "berrys", encontro morangos, cerejas frescas (nem sempre) e os mirtilos (blueberrys) agora estão sempre dando sopa em um mercado aqui. Mas amoras e framboesas são raridade!
As amoras são até cultivadas na região, mas parecem se transformar todas em geléia. Como a colonização alemã aqui é bem presente, as amoras vão para o tacho e são vendidas sempre e sempre como geléias. Então encontrar essas amoras, que estavam perfeitas no mercado foi uma festa (que não se repetiu!). Trato aqui de agradecer a Dona Maria Aparecida de Carvalho, lá de Consolação, Minas Gerais, que sem me conhecer, criou a oportunidade de fazer um suco de amora marravilhoso (desculpe Claude!) e esse flã (flan???).
A receita saiu de uma dessas revistas de 1,99.Fácil, leve e geladinho é tudo de bom!



Ingredientes: 
1 envelope de gelatina incolor hidratada em 4 colheres (sopa) de água fria e dissolvida em banho maria.
l lata de leite condensado
1 xícara (chá) de amoras batidas no liquidificador e passadas na peneira
2 potes (padrão) de iogurte natural.Consistência firme.

Modo de Preparo: 
Bater todos os ingredientes no liquidificador.Despejar em uma forma de furo no meio (se não tiver põe em um pirex que também dá!) umedecida. Leve para gelar por no mínimo 4 horas.

Calda: 
Em uma panela misture uma xícara(chá) de amoras inteiras, 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1/4 xícara (chá) de água. Leve ao fogo baixinho, baixinho...e deixe ferver por 15 minutos ou até ficar uma calda mais grossinha. Deixe esfriar e sirva sobre o flã desenformado.

Um comentário:

  1. Como gostari de ter provado essa delícia... Devia estar muito bom mãezinhaa!

    Bjinhos saudosos

    ResponderExcluir