segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Fatias Húngaras


Gostaria de fazer essa delícia mais vezes, mas rende muito e dá um certo trabalho, então só faço quando a família está reunida ou temos visitas ou está friozinho. Como dá para perceber são muitas condições para termos essa delícia tradicional na mesa, mas quando ela surge vira a rainha do café da tarde.

A receita que faço é meio adaptada, a massa vem de uma receita antiga, chamada "Rosca de Liquidificador" e o recheio e calda são das receitas tradicionais de fatias húngara. Quando está no forno, exala um cheirinho pela casa, que nos faz recordar de dias antigos, quando as pessoas tinham tempo para sentar à tarde para tomar um café e exercitar a boa prosa.

Massa:
3 ovos
30 g de fermento biológico fresco (cada tablete tem 15 g)
1/2 copo (requeijão) de óleo
1 e 1/2 copo (requeijão) de leite morno
1 e 1/2 copo (requeijão) de água morna
1 copo (requeijão) de açúcar
1/2 copo (requeijão) de margarina.

Bater tudo no liquidificador. Coloque em uma vasilha grande e junte farinha até soltar das mãos, aproximadamente 1 kg de farinha de trigo. Sove bem, mas prepare-se,a massa é pesada. Depois de bem sovada deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de tamanho.
Depois do crescimento da massa,divida-a ao meio e abra dois retãngulos com o rolo de macarrão. Espalhe o recheio, evitando que chegue até as bordas (deixe uns 2 cm sem recheio) para não transbordar. Enrole como rocambole e feche bem as pontas. Corte em fatias de mais ou menos um dedo de espessura. Coloque em assadeiras untadas e deixando um pequeno espaço entre as fatias. Deixe crescer mais 20 ou 30 minutos (depende da temperatura ambiente). Leve ao forno (180 graus) e deixe assar até dourar.Regar com a calda.

Recheio:
5 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1 pacote de 100g de coco ralado em flocos

Bata a margarina muito bem com o açúcar. Junte o coco e misture sem bater.

Calda:
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 pedaço de canela em pau.

Leve os ingredientes ao fogo para ferver. Retire a canela e regue as fatias húngaras ainda quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário