Essa receita de pudim eu tenho desde "tempos imemoriais"....ou seja desde minha época de acadêmica. Foi em uma revista agrícola,na biblioteca da faculdade, que encontrei essa receita. Fiz, gostei e continuo fazendo e gostando.
Ela não leva leite condensado, é do tempo da vovó mesmo...e as casquinhas de limão dão um toque especial que combina perfeitamente com seu sabor não tão adocicado como quando utilizamos o leite condensado.
Dá mais trabalho sim, mas o resultado é compensador. Não que não aprecie esse ícone da culinária brasileira: o pudim de leite condensado, com ou sem furos.
Mas aprecio mais esse aqui, com seu sabor mais leve e delicado.
Ingredientes
Para o pudim:
1/2 litro de leite integral
1 xícara (chá) de açúcar refinado e peneirado
4 ovos grandes inteiros
casca de meio limão
Para o caramelo:
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
Como faço:
Primeiro caramelizo o açúcar. Coloco na forma de pudim em fogo baixo e vou mexendo até derreter e adquirir um tom dourado. Coloco então a água e deixo derreter o caramelo e reduzir um pouco. Passo esta calda por todo o interior da forma e reservo.
É hora do pudim: em uma panela coloco o leite e a casca do limão (sem a parte branca). Reservo. Bato bem os ovos com o açúcar, até dobrar de volume.Fervo então o leite, retiro as cascas do limão e o adiciono, ainda fervente, à mistura de ovos com açúcar. Continuo batendo.
Fica bem espumoso, mas ao ir ao fogo essa espuma se transformará em pudim.
Coloco na forma já caramelizada e levo ao fogo em banho-maria. Esse pudim faço na chama do fogão,conforme manda a receita original.
Ele fica liso, sem furinhos, como se pode ver pelas péssimas fotos.
Mas o sabor é inversamente proporcional à qualidade das imagens. É muito bom, muito bom mesmo ...o sabor distante da casca de limão temperando o paladar.
Mas o sabor é inversamente proporcional à qualidade das imagens. É muito bom, muito bom mesmo ...o sabor distante da casca de limão temperando o paladar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário