Eis aí, todo pimpão, o tudo de bom! |
Manjar de coco é uma sobremesa que me acompanha desde que me conheço por gente. Sobremesa de Natal, Páscoa, almoço de aniversário, dia das Mães...qualquer comemoração era pretexto para o manjar branco com calda de ameixa e vinho. E a dona do manjar branco era minha cunhada, mulher do meu irmão, que agora deve estar fazendo manjar no céu. Perdi minha querida cunhada. E nunca soube a receita do seu manjar.
Depois parti para outros sabores, lembrava de fazer o manjar quando minha mãe estava por perto e continua sendo assim. Tenho muitas receitas na fila e disponho de pouco tempo. Então quando faço algo doce...acaba sendo aquela receita que está na espera.
Enfim, fiz um manjar "revisitado". A receita é bem comum, daquela que leva o leite de coco industrializado e o leite condensado (que não curto muito em doce)...mas o tempo era escasso. Substitui a clássica calda de ameixa por uma de morangos e vinho, para quebrar um pouco o "muito doce" da receita.
O contraste dos sabores ficou harmonioso trazendo equilíbrio ao prato.
Ingredientes para o manjar
1 lata de leite condensado
2 medidas e meia (uso a lata do leite condensado como medida) de leite
1 vidro de leite de coco (200ml)
1/2 xícara (chá) de amido de milho (Maizena!Maizena!)
Ingredientes para a calda
1 caixinha pequena e mais 1 xícara (chá) de morangos
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
2/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de suco de limão (usei siciliano)
Como fiz
Manjar
Misturei todos os ingredientes em uma panela antes de levar ao fogo. Dissolvi bem a maizena. Depois, em fogo bem baixo, mexi constantemente com um fouet até engrossar. Quando o creme começou a soltar da panela, retirei do fogo e coloquei em forma de buraco levemente untada com óleo (de preferência um óleo bem neutro, evite o de soja que sabor mais forte), deixei esfriar. Depois de frio, vedei a forma com filme plástico e levei a geladeira de um dia para o outro.
Calda
Limpei e piquei uma caixinha de morangos devem estar bem maduros). Juntei a água, o açúcar e o vinho. Levei ao fogo baixo, até o vinho evaporar e os morangos dissolverem, formando uma calda espessa mas não muito grossa. Deixei esfriar, bati no liquidificador e só então adicionei o suco de limão (coado!!) à calda.