sábado, 22 de outubro de 2011

Torta maravilha: banana e massa perfumada com canela


A aparência é rústica, coisa de vovó Donalda, massa aromática e saborosa.
Tudo de bom!
Meu filho andou me visitando e eu com muito trabalho não tive tempo de preparar algo mais elaborado. Caprichei nos almoços e olhe lá. De docinho só fiz uma panna cotta, panacota..com molho de manga e maracujá que ainda vou postar. Apelei para frutas, sorvete e bombons. Tá bom,né?
Tudo isso para dizer que ele mesmo se virou e fez uma torta com umas bananas que estavam dando sopa (tá certo que se embananou um pouco enquanto fazia..kkkkk) e como tinha um sorvete básico de creme euzinha pisei na jaca e dei um pontapé no controle de açúcar. Mas um pontapé pequeno, coisa boba, só para matar a gula que acordou como um monstro quando viu aquela torta cheirosa e aquele sorvete....tudo bem que depois tinha uma bagunça na cozinha, mas nada que comprometesse a gostosura que ficou.
Essa massa já foi utilizada aqui em casa, feita com frutas vermelhas para um Ano Novo e veio daqui: http://acozinhacoletiva.blogspot.com/, um blog cheio de receitas doces deliciosas

Ingredientes da massa


2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
3/4 xícara (chá) de manteiga gelada sem sal, em pedacinhos
1/2 colher (chá) de canela em pó
4 colheres (sopa) de água gelada.

Preparo da massa

Misture o açúcar, farinha e canela e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Junte a água, amasse levemente, divida-a em duas partes. Enrole  e leve-as à geladeira por 20 minutos.
Abra umadas metade com o rolo de macarrão e forre o fundo e as laterais de uma fôrma para torta (22cm de diâmetro) já untada e esfarinhada. Fure a massa com as pontas de um garfo, cubra com papel alumínio e asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 20 minutos. Retire e reserve.

Ingredientes do recheio e montagem

1 kg de banana nanica cortada em rodelas não muito finas (mais ou menos 8 bananas médias)
1 colher (sopa) de amido de milho (Maizena! Maizena!)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Raspas de 1 limão (sem a parte branca para não amargar)

Cobertura

1 gema (peneirada) diluida em 1 colher (sopa) de leite
Açúcar cristal para polvilhar (usamos demerara)

Montagem

Sobre a massa pré-assada (ela não pode estar no ponto, já dourada, pois voltará ao forno) distribua as rodelas de banana. Misture o açúcar,a farinha, o amido e as raspas do limão e despeje sobre as bananas misturando levemente com um garfo.
Abra a outra metade da massa, cubra a torta, feche as laterais apertando bem e faça 4 cortes na massa, para o vapor escapar.
Pincele a massa com a gema misturada ao leite e polvilhe com o açúcar cristal. Leve de volta ao forno 180ºC por 15 a 20 minutos ou até dourar a superfície.


Aqui ela ainda está sem seu parceiro: o sorvete de creme.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário