domingo, 2 de outubro de 2011

Soufleé de batata e espinafre

Existem pratos que são ícones nesse cafofo, um deles é o soufleé. E dentro desse ícone os soufleés de batata e o de espinafre imperam. Eu disse: imperam! Juntamente com o de milho (que não curto tanto). O de bacalhau é sucesso, mas como não é unânimidade (já disse que tenho um filho avesso à qualquer coisa que tenha sido banhada pelo mar...) aparece pouco e um dia vai mostrar sua cara por aqui.
Enfim, tinha as batatas e também o espinafre. Resolvi juntá-los em algo que a cozinheira aqui sabe acarreta elogios e nada modesta como é...já faz o pitéuzinho esperando que seus vassalos culinários elogiem, elogiem..e elogiem.

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de batatas cozidas e passadas no espremedor
2 xícaras (chá) de espinafre picado
 1 colher (sobremesa) de azeite.
1 cebola média micropicadinha
2 colheres (sopa) manteiga..eu disse: manteiga!
2 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo (peneirada)
sal a gosto
2 xícaras (chá) de leite integral
4 ovos jumbo
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
noz-moscada ralada na hora
farinha de rosca para polvilhar a forma e o soufleé
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado grosso

Como faço
Primeiro refogo o espinafre rapidamente no azeite quente. Reservo.
Douro a cebola na manteiga e acrescento a farinha de trigo e douro-a também. Acrescento o leite aos poucos, mexendo sempre com o fouet para não empelotar (Santo Fouet! Depois que o adotei nunca mais tive problemas de "encaroçamento" nessa etapa da "iguaria"). Junto então o espinafre e a batata, misturo muito bem. Retiro do fogo e reservo.
Separo as claras das gemas. Peneiro as gemas (como sempre!) e reservo, bato as claras em neve. Nesse momento o creme de batata e espinafre já deve estar morno, coloco então a noz moscada (sem exagero, para não ficar muito "saliente"), as gemas e o queijo ralado. Agrego bem, muito bem. As gemas devem ficar bem incorporadas.  Hora de corrigir o sal.
Chegamos à fase final...ufa!...acrescento o creme às claras e não ao contrário. Acho que o resultado é melhor, mais aerado e com mais volume (ou seja o bichinho parece que cresce mais), faço isso sem pressa, acrescentando o creme aos poucos, incorporando delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima até acabar o bendito creminho (sim, enche um pouco o saquito, mas se não tá afim, não faz soufleé, né não?).
Coloco o soufleé em ramequim próprio ou em um refratário redondo e alto untado com manteiga e polvilhado com farinha de rosa. Finalizo polvilhando o soufleé com farinha de rosca misturada com a colher de queijo parmesão ralado grosso,mas é opcional. Eu gosto. Levo ao forno médio pré-aquecido (180ºC) até o bichinho ficar algo e dourado.
Ele deve ficar crocante por fora, mas cremoso por dentro. Deve também ser consumido rapidamente, como já disse: o soufleé não espera por nós....e sim nós esperamos por ele!

Batata, espinafre, soufleé...três coisas boas...melhor ainda quando juntas e misturadas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário