sábado, 15 de outubro de 2011

Frango com ervilha torta

As ervilhas ficam bem verdes devido a adição de açúcar na água de cozimento, a pimenta rosa e o gengibre fazem a diferença no sabor....
Época de ervilhas tortas é uma maravilha..faço saladas, faço no azeite e alho, faço misturadinha no arroz e dessa vez ela acompanhou um frango grelhadinho. Para ficar mais "chique" coloquei umas pimentas rosa na bichinha e um gengibre raladinho. Good!

Ingredientes
Para o franguito
Filés de frango (500g)
Suco de 1/2 limão para temperar
Suco de 1/2 limão para higienizar os filés
1 colher (sobremesa) de mostarda
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1/4 xícara (chá) cebola picadinha
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cheiro verde picadinho
1/3 xícara (chá) de vinho branco seco (opcional)
Para as ervilhas tortas
1 pacote de ervilhas tortas (155g)
1/2 colher (sopa) de pimenta rosa
4 dentes de alho laminados
1 colher (café) gengibre ralado
2 colheres (sopa) azeite
sal a gosto.

Como fiz
Franguito
Limpei os filés e os deixei por alguns minutos em uma mistura de água com limão. Escorri, passei na água corrente e deixei escorrer mais um pouco.
Misturei o suco do limão com a mostarda, o azeite, a pimenta e o sal. Coloquei essa mistura sobre os filés de frango, misturei bem e deixei descansar por 30 minutos no mínimo.
Depois desse tempo grelhei os filés. Retirei e os mantive aquecidos. Na mesma panela onde os filés foram grelhados dourei a cebola na manteiga, adicionei o creme de leite e o vinho branco, deixando em fogo baixo até encorpar. Retirei do fogo e juntei uma pitada de noz moscada ralada na hora e o cheiro verde, corrigi o sal e apliquei sobre os filés.

Ervilhas tortas
Retirei os fios das ervilhas e lavei-as. Coloquei um pouco de água para ferver, juntei um pouco de açúcar (1/2 colher de café). Quando atingiu a fervura, coloquei as ervilhas e deixei cozinhar por 5 minutos. Devem ficar macias porém crocantes. Fiz essa etapa enquanto os filés de frango descansavam no tempero.
Em um frigideira grande dourei as lâminas do alho, adicionei o gengibre ralado e a pimenta rosa. Somei as ervilhas e o sal. Mexi rapidamente para que os ingredientes aderissem às ervilhas.

Montagem
Coloquei os filés grelhados em uma travessa e sobre eles o molho de creme de leite reduzido. Em torno dos filés as ervilhas tortas.
Totoso!!!
O creme de leite adquire um tom amanteigado e uma textura cremosa, porém suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário