sábado, 22 de outubro de 2011

Escondidinho para Felipe


Pimenta fazendo um "biquinho" charmoso para o escondidinho....
Esse Felipe aí do título é o meu filho que é chegadinho no tal escondidinho. Minha filha não gosta de carne seca e ele não gosta de camarão. Faço para ela escondidinho de camarão normalmente com a batata baroa/ salsa/ mandioquinha substituindo a mandioca. Mas ela é apressada e gulosa, nunca dá tempo de tirar a foto.
Existem centenas de receitas de escondidinho voando por aí. A gente acaba escolhendo uma e adaptando ao nosso gosto. Essa é apenas mais uma receita de escondidinho...mas que é boa, isso é!
Ingredientes
500 g de mandioca descascada, cozida com sal e sem fiapos
2 colheres (sopa) manteiga
noz moscada ralada na hora (opcional)
1/2 xícara (chá) de leite
1/4 xícara (chá) de creme de leite fresco
Recheio
800 g de carne seca dessalgada e desfiada
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de azeite
pimenta biquinho a gosto
sal a gosto
1/4 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadinhas
Cobertura
1 xícara (chá) queijo coalho ralado grosso
1/2 xícara (chá) de parmesão ralado grosso
pedaços de manteiga

Como fiz

Primeiro cozinhei a mandioca e passei-a pelo espremedor de batata , depois para garantir uma massa lisinha bati o purê com o leite aos poucos no liquidificador. Essa operação você só faz se quiser ou se for tão chatinha como eu que não gosto de gruminhos, tá bom?
Feito isso derreti a manteiga e adicionei o purê de mandioca à panela, juntei o creme de leite fresco e a pitada de noz moscada ralada na hora. Mexi bem. Reservei.
O recheio fiz cozinhando a carne-seca na pressão para ficar macia, escorri e desfiei. Retirei também o excesso de gordura. Feito isso dourei o alho no azeite e depois a cebola roxa. Juntei então a carne seca e a pimenta biquinho. Deixei cozinhar um pouco até a carne absorver os temperos. Fiz a correção do sal e acrescentei o cheiro verde picadinho.
Hora da montagem...untei um refratário (daqueles para soufleé) com azeite. Forrei com a carne de sol, por cima espalhei o purê de mandioca e finalizei com os queijos misturados.  Pode-se colocar menos queijo (1 xícara apenas) mas aqui somos meio ratinhos...loucos por um queijo.
 Coloquei alguns pedaços de manteiga sobre os queijos e levei ao forno até formar uma crosta dourada e...sendo crosta...claro que crocante.
É muito bom e pode ser acompanhado apenas por uma saladinha verde no capricho.

A crocância do queijo, a maciez do purê e o sabor marcante da carne seca..hummm...
Não é à toa que faz sucesso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário