domingo, 13 de novembro de 2011

Mandioquinha palha,cubos de frango com iogurte e comidinha de casa


Parece gostoso...e é!!
É um pratão assim que eu que eu chamo de "típico prato de casa"...comidinha de casa, um prato farto, sem muita arrumação, estética, simplesmente se servir e comer....Esse prato foi do filhote que chegou de viagem esfomeado. Serviu-se com gosto e ....repetiu!!
Plagiando o Fernando Pessoa: qualquer quantidade não é pequena, quando o corpo ainda é jovem e consome todas as calorias...
O "pratão" é constituído de filés de peito de frango em cubos com iogurte e mandioquinha palha. Acompanhando tudo isso um arroz de todo dia, acrescido de cenoura ralada.  
Estava bom? Ô se tava!

Ingredientes
Frango
3 xícaras de filés de peito de frango cortados em cubos
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
suco de 1 limão
pimenta do reino a gosto e opcional
sal a gosto
1 pote de iogurte natural e de consistência firme
1 xícara (chá) de tomates sem pele, sem sementes e processados
salsinha e cebolinha a gosto
1/2 colher (café) de páprica picante
1 xícara (chá) cogumelos paris (frescos ou...não) inteiros

Mandioquinha palha
3 mandioquinhas média raladas (ralador grosso) e secas
sal a gosto
óleo suficiente para fritar.

Como fiz
Frango
Primeiro limpei os filés e deixei-os em água com o suco de limão. Enquanto isso piquei a cebola, a salsinha,a cebolinha e processei os tomates. Escorri os filés e cortei-os em cubos grandes. Depois dourei os ditos cujos na manteiga e no azeite. Juntei então a cebola, dourando-a levemente e só então os tomates. Coloquei um pouco de sal e os cogumelos, deixei em fogo baixo, até que se formasse um molho espesso. Corrigi o sal e adicionei a páprica. Hora de colocar o iogurte...o que deve ser feito aos poucos....fazendo a incorporação à cada vez, para não passar do ponto desejado. Nem sempre é necessário um copo inteiro, pois uns são mais firmes e outros menos. Desse vez não usei o copo inteiro (aproveitei o que sobrou para fazer um molho de salada no "ustrudia").
Atingido o ponto desejado, desliguei o fogo e juntei o cheiro-verde.

Mandioquinha palha
Aqui nada além do básico. Fiz igualzinho à batata palha normal. Tive o cuidado de secar a mandioquinha ralada o máximo possível, com papel toalha, antes da fritura e nada mais. Fritei em óleo bem quente e em quantidade suficiente para cobri-las, até adquirirem a coloração que está aí na foto. Tem a cor e o sabor mais forte do que a batata palha tradicional, o que combina muito bem com esse frango que possui um sabor mais leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário