domingo, 13 de novembro de 2011

Torta de maçã

Torta de maçã nunca fez parte da história culinária da casa de meus pais (e por tantos anos minha...). Lembro que minha mãe fazia sobremesas com vinho, toda comemoração pedia doce e nossos doces pediam vinho. Sagu, pavê com bolacha passada em uma mistura de vinho com água e açúcar, manjar branco com calda de vinho, bolos de aniversários molhados com vinho....minha avó materna vinha de uma família italiana...deve ter sido isso...até nossa salada de frutas tinha vinho branco junto com o suco de laranja!

A cor do recheio é qualquer coisa. O aroma e o sabor então...
A torta de maçã eu só via nos gibis da Disney, sempre estufada, dourada, fumegante e colocada no peitoril da janela da casa da vovó Donalda para esfriar. O que nem sempre acontecia, pois me parece que havia um ladrão de tortas de maçã por lá.
Enfim, já na adolescência, descobri uma receita de torta de maçã, que até hoje ronda aqui em casa e na internet também. Tem creme, maçãs e uma cobertura feita com laranja por cima. Rárárá...essa torta frequentava os chás de Tupperware quando aconteciam lá em casa.
O tempo passou, e entre meus diversos interesses a culinária tomou conta de um cantinho. E quem gosta de cozinhar sabe...a gente está sempre procurando novas receitas.
E lá fui eu em busca da torta da vovó, afinal já fui netinha também! Não é uma sobremesa corriqueira aqui no cafofo mas também não é rara.
Quentinha, com seu aroma tomando conta da casa e acompanhada ou não de sorvete de creme, é sempre bem vinda...
Vamos à ela?

Essa receita eu tirei daqui: http://cinarasplace.blogspot.com/ (um blog deveras delicioso!)...segui a receita à risca, pois em determinados casos não me arrisco...esse é um deles.

Ingredientes
Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara(chá) de gordura vegetal, em pedaços
3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga, gelada e picada (usei manteiga sem sal)
6 colheres (sopa) de água gelada
Recheio
5 maçãs médias, sem casca e cortadas em fatias finas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
suco de 2 limões pequenos
 1 pitada de noz-moscada ralada
1 xícara (chá) de açúcar misturado com canela
 
Como fiz

Primeiro fiz a massa: no processador, usando a lâmina, misturei os ingredientes, exceto a água gelada. Fui ligando e desligando o bichinho (conforme manda a receita original) até a massa ficar em pequenos pedaços. Só então adicionei a água, sempre aos poucos, processando até que a massa ficasse homogênea, lisa e se soltasse dos lados da tigela. Acredito que esse processo todo possa ser feito manualmente, mas tenho feito assim e tem dado certo. Retirei a massa e dividi em duas partes iguais. Não trabalhei com ela imediatamente. Envolvi em filme plástico e deixei na geladeira por 30 minutos.

Fiz então o recheio: fatiei as maçãs e coloquei-as no suco de limão. Em um recipiente separado misturei a farinha de trigo, a noz-moscada e o açúcar misturado com a canela. Envolvi bem as fatias de maçã com essa mistura. Cuidado com a noz-moscada, é só uma pitada mesmo, pois seu sabor é forte.

Montagem: depois do tempo de geladeira abri primeira metade da massa em uma superfície polvilhada com o rolo de macarrão até formar um círculo, forrei o fundo e os lados de uma fôrma de torta de 22 cm de diâmetro.
Coloquei o recheio tentando fazer uma "elevação" de maçãs no centro da forma (não ficou grande coisa), espalhei pedacinhos de manteiga (poucos) sobre o recheio e cobri com a outra metade da massa também aberta em círculo. Fiz pequenos furos na superfície, para a saída do vapor. Pincelei com gema (peneirada!!) misturada com um pouco de leite e polvilhei com açúcar demerara. Assei em forno pré-aquecido (180-220ºC), deixei assar por aproximadamente 40 minutos,até que estivesse douradinha e o recheio borbulhando.
Pena que Vovó Donalda estava atarefada e não pode participar da comilança!
Nem vem...minhas tortas são incomparáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário