domingo, 21 de setembro de 2014

Batata gratinada (mais ou menos francesa)


O resultado...

Essa receita eu adaptei do livro "Delicious - as melhores receitas da revista de culinária mais conceituada do mundo". A revista no caso é a Delicious. Faz parte das 5 melhores receitas de batatas. 
Reduzi e substitui alguns ingredientes: o toicinho fresco por bacon (em menor quantidade), o tipo de queijo (não usei o fundido e sim um queijo minas padrão, de textura mais consistente) e a quantidade de creme de leite fresco (200 ml para 100 ml). Pensando bem mudei muita coisa, ou seja, virou outra receita. Mas é uma delícia e recomendo.

Ingredientes

1 kg de batata descascada e cortada em cubos
50 g de manteiga sem sal
1 cebola (média) picada
1 dente de alho amassado (a receita pedia 2) 
2 colheres (chá) tomilho picado -"nuntinha"
100 g de bacon defumado sem a pele ( a receita pede 200 g de toicinho fresco- não gosto)
125 ml de vinho branco seco
100 ml de creme de leite fresco (na receita:200 ml)
150 de queijo minas padrão ralado grosso ( na receita: 250 de queijo fundido ralado)


Como fiz

Coloquei a batata com água fervente e deixei cozinhar até ficar macia porém firme.
Derreti a manteiga em fogo baixo em uma frigideira grande. Fritei o bacon  e juntei a cebola até ficar transparente. Acrescentei o alho e deixei dourar. A próxima etapa foi a adição do vinho branco, do creme de leite, metade do queijo e a batata. Misturei bem mas com cuidado para que a batata não se quebrasse. Na verdade girei a frigideira.
Transferi para uma forma refratária  e polvilhei o restante do queijo. Cobri com papel alumínio, tendo o cuidado de não encostar o papel no queijo (para não grudar). Deixei no forno por uns 10 minutos, retirei o papel alumínio e levei de volta ao forno até corar e borbulhar. 
Na próxima vez vou comprar o tomilho antes, pois é um tempero maravilhoso e acredito que fez falta no resultado final. Mesmo assim ficou de lamber os beiços!

Como dizem: uma foto vale mais que mil palavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário