A Dileta é minha grande amiguinha. Em um ponto não batemos: cozinha...Siiim porque eu sou da turma do detalhe, do "encaro" uma receita...e ela faz parte do time da minha filha: receita demorada?
Pernas para que te quero...
|
Dileta em fuga...
Imagem: http://diariodeumamulherabeirados40.blogspot.com.br/ |
No entanto se temos deliciosas comidinhas que exigem elaboração e paciência sabemos que rapidez e praticidade (os mandamentos culinários de Dileta e Mariana) não comprometem a qualidade nem a gostosura dos pratos. Jaime Oliver não tem um programa que ensina à fazer uma refeição em 15 minutos? Pois é...
Essa receita de bolo foi uma surpresinha da Dileta para o nosso lanche do trabalho. Bolo rápido, de ingredientes acessíveis e sobretudo versátil. Já fiz esse bolo com farofinha tradicional de cuca e uma farofinha com coco fresco. Esse último fiz na casa da filha e ela ainda não liberou as fotos.
O bolo é super gostosinho: massa fofinha como pode ser visto nas fotos e apropriado para acompanhar aquele cafezinho. O nome do bolo é "Amor em pedaços".
|
A primeira vez é sempre a mais importante. Olha que fofura! O brilho se deve à "caldinha" de leite de coco... |
|
Outro close da fofura...agora em pedaços....
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) farinha de trigo 4 colheres (sopa) de manteiga 4 ovos 1 garrafinha (200 ml) de leite de coco 1 colher (sopa) de fermento químico 100 ml de leite integral (meia garrafinha de leite de coco)
Como Dileta fez: (Transcrevo o que ela escreveu, o que está em negrito é pitaco da dona desse cafofo)
"Reservar metade do leite de coco com 4 colheres (sopa) de açúcar. Bater as gemas com o açúcar e a manteiga (até ficar um creme fofo e claro). Misturar a farinha. Completar a garrafa de leite de coco com leite integral e acrescentar à mistura. Por último acrescentar o fermento em pó e as claras em neve (delicada e vagarosamente). Levar para assar em forma untada por (aproximadamente) 35 minutos (forno 180ºC). Retirar do forno e espalhar sobre o bolo quente o leite de coco (com o açúcar) reservado.
Fica um delícia!!! "
|
|
A farofinha da segunda versão...
Então eu resolvi fazer com maçã e farofinha. A receita do bolo é a mesma, exceto que sai a "caldinha" e entra a "farofinha".
O leite de coco, nessa versão, vai todo para a massa. Portanto, não necessitamos do leite integral.
Farofinha
4 colheres (sopa) açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de raspas de limão (SEM A PARTE BRANCA)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Com fiz
Numa tigela coloquei o açúcar, a farinha de trigo e as raspas do limão. Lembremos: as raspas devem ser muito finas, sem a parte branca que amarga qualquer preparação. Juntei a manteiga (pode ser substituída por margarina de boa qualidade) e misturei tudo com a ponta dos dedos até formar uma farofa solta (como se vê na foto). Cobri com um filme plástico e deixei na geladeira até o momento de utilizar.
Montagem do bolo
Coloquei a massa do bolo em uma forma untada e esfarinhada. O forno já estava pré-aquecido (180ºC). Sobre a massa depositei fatias grossas (descascadas) de maçã. Foram 4 maçãs de bom tamanho. Utilizei a Fuji, mas vai do gosto, eu prefiro maçã um pouco ácida pois acho que o resultado final fica mais saboroso.
Sobre as maçãs polvilhei (uniformemente) a farofa geladinha. Assei por aproximadamente 30 minutos (depende do forno, né?) e retirei do forno quando o palito (famoso!) saiu sem resíduos de massa.
|
|
Depois de assado com a farofinha...Vejam que cresceu (será que a forma poderia ser maior? Sim...mais rasa porém.) |
|
O bolo ficou super fofo...com pedaços de maçã no meio.. Ou seja: não embatumou não...o que se vê é a maçã assada... Dilíciaaaa!!!!1 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário