domingo, 28 de setembro de 2014

Croquete de milho

Esse croquete de milho verde é um "clássico" das festinhas de nossa família. Tem festa? Então tem que ter o croquetinho...digamos que virei escrava do mesmo. Nossos amigos sempre esperam pelo quitute em festinha onde reinam os "salgadinhos". Croquete de milho é assim: ou faz bem caprichado ou não faz. Salgadinho ruim é o "ó do borogodó"...Mas o nosso "personal croquete de milho" é muito, muito gostosinho....Estes foram feitos para comemorar o aniversário de meu filho.
Vista aérea da "gostosura"...
Ingredientes 

3 xícaras (chá) de milho verde (uso o congelado)
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
sal a gosto
noz moscada a gosto (moderação!)
1/4 xícara (chá) de salsinha picadinha
Aproximadamente 150 g de cubos de queijo prato 
farinhas de trigo e de rosca para empanar
leite e claras de ovos para empanar
óleo de milho quanto baste para imersão dos croquetes

Como fiz

Bati o milho verde (fresco ou descongelado) com o leite no liquidificador. Reservei. Em uma panela de fundo grosso derreti a manteiga e nela dourei a cebola. Juntei o milho batido, adicionei o sal e reduzi o fogo. Deixei cozinhar até que começasse a desgrudar do fundo da panela. Nessa etapa corrigi o sal e adicionei a noz moscada com a salsinha picadinha. Agora sim...juntei a farinha de trigo mexendo sempre em movimentos circulares e enérgicos até formar uma bola. Continuei mexendo mais alguns minutos para que a farinha cozinhasse e a massa desgrudasse da panela.
Retirei do fogo e sovei a massa em uma superfície de granito (esse é o "pulo do gato" para uma boa massa de salgadinho...sová-la bem, ainda morna). Feito isso devolvi a massa - morna ainda - para um recipiente e comecei a moldar os croquetes. 
Abri uma porção de massa na palma da mão (o tamanho é do gosto do freguês...para festinhas os tamanhos devem ser menores), coloquei um pedaço de queijo prato e fechei bem os croquetes, tendo o cuidado para que a massa não se rompesse nessa operação.
Finalização: fiz o que achei na Internet como "segredo do Álvaro Rodrigues para empanar"
E o segredo é este: para cada parte de clara adicionar meia parte de leite. Exemplo: 200 ml de clara com 100 ml de leite mais uma pitadinha de sal. Mexer levemente.
Este "segredo" é ótimo. Não fica cheiro de ovo (claro...as gemas caíram fora) e o resultado é muito bom - o salgadinho fica sequinho e crocante. Vale à pena!
Hora de empanar que foi nessa sequência: passei os croquetes na farinha de trigo (retirar o excesso é fundamental), depois no "segredinho" do Álvaro Rodrigues e finalmente na farinha de rosca. Retirei os excessos da farinha de rosca com um pincel de silicone (quando foi necessário, mas se tivermos o cuidado de volta e meia peneirarmos a farinha de rosca...isso não será necessário).
Mantive os croquetes na geladeira até o momento de fritar o que fiz usando óleo de milho em quantidade suficiente para cobrir os salgadinhos. O óleo deve estar bem quente, mas não em excesso, é necessário que o salgadinho leve um tempo para ficar dourado o que garante que o queijo prato se derreta. É importante, também, que sejam colocados poucos croquetes na fritura, para que o óleo não esfrie e os mesmos não fiquem encharcados.
Quando ficaram dourados retirei-os com o auxílio de uma escumadeira e coloquei-os em papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
Observação: O queijo prato pode ser substituído por muçarela ou outro. Adotei o queijo prato pelo sabor presente mas não tão marcante e porque não "escapa" do salgadinho.
Detalhe do queijo: derretido mas contido....rárárá

Nenhum comentário:

Postar um comentário