domingo, 28 de setembro de 2014

Soufleé fácil de abobrinha (fácil mesmo?)

Sou muito fã de abobrinha, principalmente a brasileira. Gosto da textura e cor (verde brilhante) de sua casca e do seu sabor que acho mais suave que o da italiana. Sempre tenho esse legume na geladeira. Dessa vez resolvi fazer um sufleé. Mas queria algo fácil e rápido. Queria também aproveitar um creme de leite aberto.
Achei uma receita com creme de leite e dei uma adaptada. Mas afinal não foi tão mais prática do que o sufleé tradicional com eu pensava. O que interessa é: ficou bom!!!
Prontinho!!!

Ingredientes

02 abobrinhas grandes raladas (ralo grosso,costumo ralar só a casca)
01 colher (sopa) de manteira
01 colher (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
pimenta do reino a gosto
noz moscada a gosto
sal a gosto
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) creme de leite (de caixinha)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 ovos grandes
1 xícara (chá) muçarela ralada
1/4 xícara (chá) de salsa e cebolinha picadinhas
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

Como fiz

Refoguei a cebola no azeite e na manteiga. Em seguida adicionei a abobrinha ralada, a noz moscada raladinha (com moderação) e a pimenta do reino. Deixei em fogo baixo até secar a água desprendida pela abobrinha. Depois coloquei o leite e o sal. Deixei o leite aquecer e juntei a farinha de trigo mexendo sempre com um fouet para não empelotar. Esperei que o creme fervesse bem e desliguei o fogo. Reservei até que a mistura ficasse em temperatura ambiente. 
Pré aqueci o forno (180ºC) e untei uma forma refratária com manteiga e esfarinhei com farinha de rosca.
Separei as gemas das claras dos ovos. Adicionei as gemas (peneiradas), a muçarela ralada e o creme de leite na mistura reservada e já em temperatura ambiente. Misturei bem. Corrigi o sal e juntei o tempero verde picadinho. Bati as claras em neve (em ponto firme) e as acrescentei delicadamente à mistura reservada. Coloquei na forma refratária e cobri com queijo tipo parmesão ralado grosso.
Levei ao forno até formar uma crosta dourada e crocante.
Observação: como a farinha de rosca já é "moreninha" ela vai adquirir uma cor meio "queimada" no forno, não se preocupe...o sufleé estará no ponto.
Cremosidade e leveza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário