domingo, 30 de outubro de 2016

Bolo de laranja com calda de leite de coco


Que tal um bolinho simples para aquela pausa da tarde? Ou mesmo em qualquer momento...quando bate aquela vontade de comer uma coisinha fofa, doce e reconfortante?
Receitinha básica, rápida mas com aquele "algo mais" que essa caldinha de leite de coco confere.
À receita!

Ingredientes

Bolo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
3 ovos (grandes) com as gemas peneiradas
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar peneirado
1 xícara (chá) de óleo de milho
1 xícara (chá) de suco de laranja coado
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Calda de leite de coco
200 ml de leite de coco (pode ser o industrializado0
1/3 xícara (chá) de leite integral
3 colheres (sopa) de açúcar

Como fiz

Bolo
Primeiro bati os ovos, o açúcar e o óleo na batedeira, em potência máxima, até que essa mistura ficasse clara e quase dobrasse de volume. Depois adicionei os ingredientes secos (menos o fermento) e continuei batendo (na mesma potência) adicionando o suco de laranja aos poucos. Esperei que a mistura ficasse bem homogênea. Desliguei a batedeira e adicionei o fermento em pó, manualmente, incorporando delicadamente à massa. O forno já estava pré aquecido em 180ºC. Despejei a massa em forma, untada, de furo no meio. Levei ao forno e esperei que a parte superior estivesse bem dourada. Fiz o teste do palito (como sempre!) e retirei do forno. Esperei que o bolo ficasse morno para desenformar e coloquei a calda de leite de coco -ainda quente- sobre ele.

Calda de leite de coco
Misturei todos os ingredientes em uma panelinha de fundo grosso e levei ao fogo baixo. Mexi de vez em quando e esperei a calda engrossar (consistência de mingau ralo). Retirei do fogo e coloquei sobre o bolo imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário