Aproveitando os últimos dias frios (que pena!) resolvi fazer um risoto. Escolhi fazer de abóbora, porque tinha uma abóbora menina madurinha dando sopa. O caldo de legumes foi caseirinho e faz toda a diferença. Os chips de mandioquinha entrou com a crocância e claro...conferiram mais sabor à delicinha.
À receita!
Ingredientes
Caldo de Legumes
1 cenoura
1 cebola grande
3 cravos
4 grão de pimenta preta
2 ramos de tomilho
1 ramo de alecrim (opcional)
4 ramos de salsinha (com o talo)
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal grosso
1 pedaço (mais ou menos 5 cm) de alho poró
Risoto
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 e 1/2 xícara (chá) de abóbora menina madura previamente refogada
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
1 colher (sopa) de manteiga (para finalizar)
sal (se necessário)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
salsinha picadinha (opcional)
Chips de mandioquinha
2 mandioquinhas grandes
sal a gosto
óleo (milho) suficiente para a fritura
Como fiz
Caldo de legumes
Espetei os cravos na cebola inteira e descascada. Lavei bem a cenoura (não retire a pele) e cortei em 3 pedaços. Lavei os demais ingredientes (ervas e alho poró). Coloquei a água, o sal e demais ingredientes em uma panela de fundo grande e levei ao fogo algo. Assim que levantou fervera, reduzi o fogo e deixei cozinhar lentamente (aproximadamente 1 hora) até que o volume de água se reduzisse à 2 litros aproximadamente. Coei e reservei (mantendo sempre quente).
Risoto
Primeiro descasquei e cortei a abóbora em pequenos cubos,reservei. Refoguei as 2 colheres de cebola no azeite. Deixei dourar e adicionei a abóbora. Esperei que ficasse ficasse macia (coloquei um pouquinho da água do caldo, para que não queimasse). Não coloquei sal e deixei que a abóbora ficasse macia, porém firme. Reservei.
Feito isso, coloquei a manteiga e a 1 e 1/2 xícara (chá) de cebola em uma panela larga e de fundo grosso. Deixei que a cebola ficasse levemente dourada. Adicionei o arroz e deixei refogar bem (todos os grãos de arroz devem ficar bem envolvidos pela manteiga). Adicionei o vinho branco, incorporei e esperei que o mesmo evaporasse totalmente.
Só então fui colocando o caldo de legumes (já coado e sempre mantido quente) aos poucos, mexendo sempre. É importante que essa etapa seja cumprida: mexer sempre, adicionando o caldo de legumes aos poucos, impede que o arroz grude no fundo da panela e ajuda a liberar seu amido, que é importante para a cremosidade do risoto (nada de creme de leite para dar uma "ajudinha", hein?).
Quando o arroz atingiu o ponto quase ideal (macio, mas firme ainda) juntei a abóbora reservada. Coloquei um pouco mais do caldo e deixei alguns minutos no fogo (bem baixo). Importante que não fique seco, tem que ficar bem úmido. Finalmente coloquei a salsinha picadinha, o queijo ralado e a manteiga. Misturei delicadamente até que estes últimos ingredientes se incorporassem bem ao risoto e para que o queijo derretesse. Só então corrigi o sal (não foi necessário). Não podemos esquecer que o caldo já tinha sal e que o queijo parmesão é bem salgadinho.
Coloquei os chips de mandioquinha sobre o arroz e servi imediatamente.
Chips de mandioquinha
Descasquei as mandioquinhas (com a ajuda de um descascador de legumes), lavei e sequei bem. Passei em um fatiador no sentido d
o comprimento pois queria fatias longas. Polvilhei as fatias com sal e misturei bem. Fritei em óleo abundante até que ficassem bem douradas. Escorri e coloquei sobre papel toalha para retirar o excesso de gordura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário