domingo, 30 de outubro de 2016

Risoto de abóbora com chips de mandioquinha


Aproveitando os últimos dias frios (que pena!) resolvi fazer um risoto. Escolhi fazer de abóbora, porque tinha uma abóbora menina madurinha dando sopa. O caldo de legumes foi caseirinho e faz toda a diferença. Os chips de mandioquinha entrou com a crocância e claro...conferiram mais sabor à delicinha.
À receita!

Ingredientes

Caldo de Legumes
1 cenoura
1 cebola grande
3 cravos
4 grão de pimenta preta
2 ramos de tomilho
1 ramo de alecrim (opcional)
4 ramos de salsinha (com o talo)
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal grosso
1 pedaço (mais ou menos 5 cm) de alho poró

Risoto
1 xícara (chá) de arroz arbóreo 
2 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 e 1/2 xícara (chá) de abóbora menina madura previamente refogada
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
1 colher (sopa) de manteiga (para finalizar)
sal (se necessário)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
salsinha picadinha (opcional)

Chips de mandioquinha
2 mandioquinhas grandes
sal a gosto 
óleo (milho) suficiente para a fritura

Como fiz

Caldo de legumes
Espetei os cravos na cebola inteira e descascada. Lavei bem a cenoura (não retire a pele) e cortei em 3 pedaços. Lavei os demais ingredientes (ervas e alho poró). Coloquei a água, o sal e demais ingredientes em uma panela de fundo grande e levei ao fogo algo. Assim que levantou fervera, reduzi o fogo e deixei cozinhar lentamente (aproximadamente 1 hora) até que o volume de água se reduzisse à 2 litros aproximadamente. Coei e reservei (mantendo sempre quente).

Risoto
Primeiro descasquei e cortei a abóbora em pequenos cubos,reservei. Refoguei as 2 colheres de cebola no azeite. Deixei dourar e adicionei a abóbora. Esperei que ficasse ficasse macia (coloquei um pouquinho da água do caldo, para que não queimasse). Não coloquei sal e deixei que a abóbora ficasse macia, porém firme. Reservei.
Feito isso, coloquei a manteiga e a 1 e 1/2 xícara (chá) de cebola em uma panela larga e de fundo grosso. Deixei que a cebola ficasse levemente dourada. Adicionei o arroz e deixei refogar bem (todos os grãos de arroz devem ficar bem envolvidos pela manteiga). Adicionei o vinho branco, incorporei e esperei que o mesmo evaporasse totalmente.
Só então fui colocando o caldo de legumes (já coado e sempre mantido quente) aos poucos, mexendo sempre. É importante que essa etapa seja cumprida: mexer sempre, adicionando o caldo de legumes aos poucos, impede que o arroz grude no fundo da panela e ajuda a liberar seu amido, que é importante para a cremosidade do risoto (nada de creme de leite para dar uma "ajudinha", hein?).
Quando o arroz atingiu o ponto quase ideal (macio, mas firme ainda) juntei a abóbora reservada. Coloquei um pouco mais do caldo e deixei alguns minutos no fogo (bem baixo). Importante que não fique seco, tem que ficar bem úmido. Finalmente coloquei a salsinha picadinha, o queijo ralado e a manteiga. Misturei delicadamente até que estes últimos ingredientes se incorporassem bem ao risoto e para que o queijo derretesse. Só então corrigi o sal (não foi necessário). Não podemos esquecer que o caldo já tinha sal e que o queijo parmesão é bem salgadinho.
Coloquei os chips de mandioquinha sobre o arroz e servi imediatamente.

Chips de mandioquinha
Descasquei as mandioquinhas (com a ajuda de um descascador de legumes), lavei e sequei bem. Passei em um fatiador no sentido d
o comprimento pois queria fatias longas. Polvilhei as fatias com sal e misturei bem. Fritei em óleo abundante até que ficassem bem douradas. Escorri e coloquei sobre papel toalha para retirar o excesso de gordura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário