domingo, 19 de março de 2017

Bolinho de arroz do Ritz


Já ouvi falar muito do bolinho de arroz do tradicional restaurante Ritz, de São Paulo...mas como canta o Zeca Pagodinho: "eu só ouço falar...". Então resolvi fazer aqui no cafofo mesmo. Claro que se fosse degustado no restaurante teria todo um glamour próprio: o ambiente, a tradição, as louças, o charme além de não ter sido você à preparar, fritar e etc...o que dá uma outra dimensão à qualquer prato.
Achei a receita em vários locais da Internet. E é sempre a mesma. Segui a receita do jeitinho que manda, mas como era para apenas duas pessoas, fiz a metade da receita. Portanto se for para mais pessoas pode dobrar a receita, porque é muito bom mesmo! 
Outro detalhe: a receita pede arroz bem cozido. Como usei sobras do arroz aqui de casa e este costuma ser soltinho, tive alguma dificuldade para moldar os bolinhos. Na próxima vez farei o arroz especialmente para a gostosura.

Ingredientes
(metade da receita original)
2 xícaras (chá) de arroz bem cozido
2 ovos (gemas peneiradas)
2 colheres (sopa) de farinha de rosca caseira ou bem fresca
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso ( de boa qualidade)
1/4 de colher (chá) de fermento em pó químico
1/4 xícara (chá) de salsinha micropicadinha 
1/4 xícara (chá) de cebolinha picada
1/4 de colher (chá) de sal
pimenta do reino a gosto moída na hora
óleo de milho ou girassol o suficiente para fritar os bolinhos (aproximadamente 500 ml)

Como fiz

Coloquei em uma tigela o arroz, os ovos, a farinha de rosca, o queijo, a salsinha e a cebolinha. Incorporei bem. Depois temperei com a salsinha e cebolinha. Por último juntei o fermento e misturei bem. Finalmente moldei os bolinhos na mão, um a um.
Em uma panela de fundo grosso (ou frigideira) aqueci o óleo (usei de milho) e coloquei os bolinhos, aos poucos, no óleo bem quente mas não demais. Esperei os bolinhos ficarem dourados, retirei com o auxílio de escumadeira e coloquei sobre guardanapo absorvente para retirar o excesso de óleo.

Observação: no Ritz esse bolinho é servido com Relish de Pimentão. Não tive tempo de fazer, mas na próxima o farei. Acredito que vai conferir frescor ao bolinho.

Então segue a receita do Relish que não fiz, por isso não posso afirmar se seria aprovada aqui no cafofo ou não. As quantidades são para acompanhar a receita original do bolinho ou seja, o dobro das quantidades da minha receita.
Relish de Pimentão
Ingredientes
1 quilo de pimentão verde
400 gramas de cebola
1 1/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de vinagre branco
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
4 grãos de pimenta da Jamaica
6 cravos da Índia

Modo de preparo

Moer a cebola com o pimentão (sem nenhuma semente!) e deixar escorrer por 15 minutos num escorredor de macarrão. Colocar numa panela de inox e acrescentar o açúcar, o vinagre, sal, gengibre ralado, pimenta da Jamaica e cravo da Índia. Cozinhar em fogo baixo por 40 minutos. Observação: os cravos da Índia e as pimentas da Jamaica são colocados num sachê para serem retirados com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário