domingo, 19 de março de 2017

Kibe de abóbora

Estou tentando reduzir o consumo de carne aqui no cafofo. Confesso que gostaria mesmo de abolir a carne de minha alimentação. Consigo ficar, perfeitamente bem, dias sem comer a danada. Mas tem hora que vem o cheirinho (principalmente da carne grelhada) que me atiça. 
Como disse Machado de Assis: "fomos criados à carne...". Como é difícil mudar um hábito, mesmo sabendo o quão este é injusto com os animais que criamos para nosso estômago!!!
Nos tempos atuais, temos diversas fontes proteínas, em uma gama enorme de alimentos que podem substituir a carne. Mas a praticidade, a falta de tempo e o hábito que a faz parecer tão saborosa ao nosso paladar dificultam a sua eliminação de nosso cardápio. Pelo menos reduzir um pouco seu consumo, para os sem força de vontade como eu, já é um progresso.
Então, hoje foi dia de kibe de abóbora, bebê!! E que delícia que foi....


Ingredientes

01 litro de água fria (para hidratar o trigo)
500 g de abóbora (usei a cabotiã) descascada e assada
2 xícaras (chá) de trigo para kibe
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha
6 folhas (grandes) de hortelã picadinhas (mas pode ser a gosto)
pimenta-síria a gosto
sal a gosto
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de manteiga 
2 colheres (sopa) de azeite
azeite para finalizar

Como fiz

Primeiro coloquei o trigo para hidratar no litro de água por aproximadamente 40 minutos. 
Depois descasquei, retirei o miolo e sementes da abóbora, lavei, piquei em pedaços (não muito pequenos), polvilhei um pouco de sal e 01 colher (sopa) de azeite e levei ao forno para assar. Forno em 180ºC e a assadeira coberta com papel alumínio. Devemos lembrar que é para "assar" a abóbora e não "torrá-la" ou mesmo "dourá-la", certo?
Enquanto a abóbora assava preparei os temperos: piquei a cebola e a cebolinha. Espremi o suco de limão e untei (com um pouco de azeite) um refratário.
Quando a abóbora ficou macia, mas ainda firme, retirei do forno e a amassei (com a ajuda de um garfo mesmo) enquanto estava bem quente até virar um purê. Reservei até chegar à temperatura ambiente.
Escorri a água do trigo, apertando bem a peneira, para que não ficasse nenhum excesso de água. Juntei o trigo à abóbora (já fria), misturei bem. Acrescentei a cebola, o hortelã, a pimenta síria, o sal, a manteiga, a colher restante de azeite e por último o suco de limão. Misturei bem até que a mistura ficasse homogênea.
Coloquei a mistura no refratário, apertando bem, para que ficasse compacto e finalizei regando com um fio de azeite. 
Levei ao forno já pré aquecido (180ºC) por aproximadamente 30 minutos e retirei depois que formou uma crosta dourada sobre a superfície do kibe.

Fácil, leve, barato e acima de tudo: muito bom!!!

Observação: o kibe pode ser recheado e aceita diversas companhias. Fiz sem recheio dessa vez, pois gosto de kibe recheado com nozes, pinholes ou ricota mas não os tinha na despensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário