domingo, 26 de março de 2017

Torta de cebola e creme de leite

Que delícia! Que delícia de torta...entrou no meu caderninho das preferidas. Eis uma coisa que gosto de fazer: tortas. Doces ou salgadas, experimentando sempre as mais diversas receitas de massa: podre, semi podre ou totalmente indefinida. 
Que ideia maravilhosa é essa de fazer um recipiente gostoso para um recheio mais gostoso!Tortas, empadas, pastéis- fritos ou de forno! Iguarias guardando outras iguarias.
Hummm!! Minha filha e meu genro virão me visitar na Páscoa e com certeza essa torta estará esperando por eles (entre outras delicinhas..rsrsrs).
A receita do recheio tirei daquiwww.receitasdemae.com.br

Ingredientes
Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (aproximadamente)
1 colher (chá) de sal
2 gemas (peneiradas)
100 g de manteiga sem sal
    80 g de margarina culinária
3 colheres (sopa) de leite integral gelado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
4 cebolas grandes
2 batatas (inglesa) médias
200 g de creme de leite fresco
70 g de manteiga
100 g de queijo muçarela ralado grosso
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 ovos batidos (gemas peneiradas)
pimenta do reino a gosto
noz moscada (ralada na hora) a gosto
sal a gosto
1/2 xícara (chá) dqueijo parmesão ralado grosso e de boa qualidade

Como fiz
Massa
Primeiro peneirei em uma tigela (espaçosa ou outro recipiente que possibilite manusear a massa) uma xícara e meia da farinha de trigo (reservei o restante) junto com o fermento. Misturei bem com a ajuda de uma espátula. 
Abri um buraco no meio e acrescentei as gemas, a manteiga, a margarina,o sal e o leite. Misturei delicadamente (sem sovar) com a ponta dos dedos, incorporando bem os ingredientes. Acrescentei o restante da farinha, aos poucos, até que se formou um massa compacta. Pode ser que precise de mais farinha, pois a quantidade varia um pouco com o tamanho das gemas e as características da própria farinha. O importante é lembrar que não é massa de pão ou algo parecido, não pode ser sovada. Assim que a massa fique unida, formando uma espécie de bola, deve-se parar de manuseá-la. 
Depois que deu o ponto desejado, envolvi a massa em filme plástico, levei à geladeira e deixei descansar por 40 minutos (pode ser 30, não menos).
Depois desse tempo, coloquei a massa no fundo e nas laterais de uma forma (untada e enfarinhada) própria para torta e desmontável. Pincelei tanto o fundo como as laterais da massa com clara de ovo. A clara impermeabiliza a massa, impedindo que o recheio a amoleça  fazendo com que perca a crocância.

Recheio
Enquanto a massa descansava na geladeira preparei o recheio. Descasquei e ralei (fino) as batatas cruas. As cebolas fatiei (no fatiador de legumes) finamente e depois as cortei pela metade. Em uma panela, derreti a manteiga e refoguei as cebolas e as batatas até ficar bem molinho, quase um purê (pinguei um pouquinho de água de vez em quando para não grudar na panela). 
Depois que atingiu o ponto desejado, polvilhei a farinha de trigo sobre a mistura e mexi mais um pouco, dando tempo para o cozimento da farinha (uns 3 minutos), sempre em fogo bem baixo.
Retirei do fogo e esperei que esfriasse (temperatura ambiente). Juntei os ovos levemente batidos, a metade do queijo muçarela e o creme de leite (fresco). Temperei com sal, com um pouco de noz -moscada e pimenta do reino (usei a branca).

Finalização
Normalmente pré-asso a massa por alguns minutos antes de colocar o recheio. Mas quando se trata de recheio como esse, eu o coloco sobre a massa crua. Recheio e massa assam juntos. Tem dado muito certo. 
Então coloquei o recheio sobre a massa, polvilhei com o restante do queijo muçarela  misturado ao queijo parmesão, ambos ralados grossos.
Levei ao forno pré-aquecido (180º) até que massa e recheio ficassem douradinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário