domingo, 19 de março de 2017

Bolo de Limão

Que tal um bolinho? Caseiro, simples, fofo, gostoso e levemente cítrico? Que tal fazer e esperar assar enquanto a casa fica  toda perfumada? Então tá!
A receitinha veio daqui: http://www.mosaicodereceitas.com/ , com algumas modificações no processo de execução.

Ingredientes
Massa
2 xícaras (chá) de açúcar peneirado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 xícara (chá) de leite integral
1/2 xícara (chá) de suco de limão coado
1/2 xícara (chá) de margarina culinária
3 ovos grandes (claras e gemas separadas, gemas peneiradas)
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
1 colher (sopa) de raspas de limão (sem a parte branca)

Cobertura
1 lata de leite condensado
Suco de 2 limões
Raspas de limão para decorar

Como fiz 

Massa
Primeiro separei as claras das gemas dos ovos. Peneirei as gemas e reservei. Deixei as claras separadas. Na batedeira coloquei a margarina, o açúcar peneirado e as gemas. Bati na velocidade máxima por aproximadamente 5 minutos até que ficasse um creme claro e bem fofo. Juntei metade do leite (1/2 xícara) e metade da farinha de trigo (1 xícara) bati o suficiente só até misturar. 
Acrescentei o suco do limão, o restante da farinha e do leite. Bati mais um pouco e reservei.
Bati as claras em neve (dá um pouco de trabalho preparar depois da massa, pois tem que limpar as pás...mas não gosto de deixar as claras em neve reservadas pois acho que desprende líquido...gosto de utilizá-las imediatamente...mas é de gosto) e as juntei à massa, junto com as raspas de limão e o fermento. Misturei manual e delicadamente até que se incorporassem bem à massa. 
Assei em uma forma de bolo para pão (tipo bolo inglês, porém mais comprida), mas pode ser assada em forma redonda de tamanho médio. A forma foi untada com margarina e enfarinhada.
Assei em forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 25 minutos, mas esse tempo é variável, depende do forno. Retirei depois do teste do palito (tem que sair seco) e quando a parte de cima estava bem corada (mas não demais, hein?).

Cobertura
Misturei bem o leite condensado com o suco de limão (coado). Utilizei um fouet para isso. O leite condensado vai encorpar. Deixei na geladeira por uns 30 minutos, até o bolo esfriar. Depois cobri o bolo com essa cobertura e decorei com raspinhas de limão (bem pouquinho pois sempre tenho receio de amargue a gostosura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário