domingo, 26 de março de 2017

Torta de maçã

As fotos não ficaram boas, estava sem a máquina e tive que apelar para o celular.  Não que fiquem muito melhores quando uso a máquina, na verdade minhas fotos são bem mais ou menos. Mas é o que tem para hoje (a fotógrafa...rsrsrs). Mas a torta é uma delícia e vale muito à pena. Quando saiu do forno bem quentinha servi com sorvete. Sorvete de nata, porque de creme "nuntinha" .
Ingredientes

Massa
2 colheres (sopa) de açúcar refinado 
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
5 colheres (sopa) de manteiga gelada - 100g
1 ovo batido (gema peneirada)

Recheio
6 xícaras (chá) de maçãs descascadas e cortadas em cubos ( usei a argentina)
suco de 1 limão (coado)
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 gema (peneirada) para pincelar
açúcar cristal (para polvilhar)

Como fiz

Massa
Peneirei o açúcar com o sal e a farinha de trigo. Juntei a manteiga (mais para gelada) cortada em cubos pequenos e misturei com as mãos, até que formou uma espécie de farofa grossa. Adicionei o ovo levemente mexido e trabalhei a massa mais um pouco, até que esta ficasse unida e homogênea.
Deixei descansar por 40 minutos na geladeira, envolvida em filme plástico. Enquanto isso fiz o recheio

Recheio
Cortei as maçãs em cubos pequenos (mas não muito) e coloquei em água com algumas gotas de limão (para não escurecer). Misturei o açúcar com a canela. 

Finalização
Untei e enfarinhei uma forma para torta desmontável. Depois retirei a massa da geladeira e abri-a (com as mão, não usei o rolo de macarrão). Forrei os fundos e as laterais da forma com a massa, cuidando para que não ficasse grossa, mas não tão fina que não suportasse o recheio.
Reservei parte da massa (1/3) para a cobertura da torta.
Feito isso escorri a maçã e sequei com a ajuda de papel toalha.Misturei a maçã com o açúcar e canela (já previamente misturados) e coloquei sobre a massa. Terminei com a manteiga, colocando pequenos pedaços sobre a maçã, distribuindo bem.
Cobri com o restante da massa, pressionando bem as laterais, pincelei com a gema e polvilhei açúcar cristal sobre a superfície da massa. 
Finalizei fazendo pequenos cortes na massa, para que o recheio não transbordasse. Levei em forno pré aquecido (180ºC) até dourar, por aproximadamente 20 minutos (esse tempo vai depender do forno).
Sirva quente com sorvete ou sem, sirva fria, sirva do jeito que quiser porque de qualquer jeito é muito boa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário