segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ESFIHAS



Essa receita de esfihas, eu tenho desde a época do Programa Note e Anote, ainda com a Ana Maria Braga, é do Álvaro Rodrigues e como sempre show de bola! Já tentei outras receitas,mas acabo voltando à ela. Porque será?

Ingredientes para a massa:
30 g de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
1 copo e 1/2 de água morna (copo de requeijão)
1 copo de óleo de milho (copo de requeijão)
1 colher rasa (sopa) de sal
aproximadamente 700 g de farinha de trigo

Como fazer:

Dissolva o fermento no açúcar, misture a água, o óleo e o sal.Vá colocando a farinha de trigo aos poucos, misturando bem, até soltar das mãos. Sove bem a massa. Faça bolinhas. Obervação: segundo o Álvaro Rodrigues essa massa não precisa descansar, então eu faço todas as bolinhas e depois já vou recheando.Enquanto isso deixo o forno ligado ao máximo, para que o processo de assar seja rápido (evitando o ressecamento da carne).

Ingredientes para o recheio: 1 cebola grande picada
2 tomates grandes, sem pele e sem sementes, picados
pimenta síria moída à gosto (se não tiver, acrescente uma pitada de canela na sua pimenta do reino tradicional).
sal à gosto
suco coado de 1 limão grande
500 g de carne moída (de preferência duas vezes).

Misture todos os ingredientes.
Segredinho do Álvaro: tempere a carne pelo menos duas horas antes, coloque-a em uma peneira, sobre um recipiente. A carne soltará sangue, quando for utilizá-la estará enxuta, no ponto certo.

Montagem: 
Polvilhe formas com fubá, coloque sobre ela as bolinhas de massa, do tamanho desejado. Se for fazer aberta, faça uma depressão no meio de cada bolinha, coloque o recheio com as mãos, e vá pressionando em direção às bordas. Se preferir fechada, abra as bolinhas em círculo coloque o recheio no meio, junte as pontas, formando um triângulo. Não precisa pincelar com nada, ela ficará linda e dourada assim mesmo.
Sempre faço outra opção de recheio que é uma mistura de mozarella ralada, com cebolinha verde picada, um pouco de requeijão Catupiry (para dar liga) e azeite. Fica ótimo também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário