segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Torta de frango e palmito.

Em casa duas massas são campeãs no quesito tortas salgadas, uma minha filha gosta mais e peguei em um antigo programa de culinária (Ofélia), a que estou postando hoje é daqui http://pecadodagula.blogspot.com/ e de fato é fácil e deliciosa.

Eis a receitinha:
Ingredientes para a massa:

1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
180 g de manteiga ou margarina (usei a Amélia 50%manteiga, 50% margarina)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo.

Como faço:

Misturo o leite,a manteiga/margarina e o fermento, depois vou acrescentando aos poucos a farinha, incorporando apenas com os dedos, delicadamente, pois essa massa não pode ser AMASSADA, certo? Quando começar a formar um bola, com todos os elementos agregados e estiver soltando da mão é hora de parar. Dou um formato redondo à massa e embrulho com filme plástico.Deixo descansando na geladeira por no mínimo meia hora.

Recheio: cozinho um peito de frango sem pele e sem ossos (como sou preguiçosa já compro os filés de peito,finalizo a limpeza e deixo um pouco em água com limão para higienizar, depois lavo bem e só então utilizo) na pressão (para ficar bem molinho e fácil de desfiar) com um tablete de caldo de legumes (acho mais suave) e 2 folhas de louro. Depois de cozido, desfio o frango e passo o líquido em que foi cozido no peneira bem fina e reservo.

Refogo em 2 colheres (sopa) de azeite uma cebola média bem picadinha e depois acrescento 1 xícara (chá) de tomates bem maduros sem pele e sem sementes, bem picados. Deixo cozinhar até o tomate começar a se desmanchar. Acrescento o frango desfiado, azeitonas pretas picadas e um vidro de palmito juçara picadinho (que foi aferventado antes), coloco uma xícara do caldo de frango que foi coado e corrijo o sal, abaixo o fogo e deixo cozinhar, até quase secar.

Retiro do fogo e acrescento 1/3 de xícara (chá)de leite misturado com 1/2 colher (sopa) de maizena. Volto ao fogo baixo e mexo até engrossar. Deixo esfriar e acrescento salsinha e cebolinhas picadinhas.

Finalizando:

Forro com a massa os fundos e as laterais de uma assadeira de fundo removível untada e esfarinhada (mas pode ser a que vc tiver disponível, não podendo ser grande e sim média), coloco um copo de requeijão(opcional)de consistência firme no fundo e espalho bem, sobre ele coloco o recheio, cubro com o restante da passa, pincelo com uma gema de ovo peneirada e misturada com um pouco de azeite. Levo ao forno médio até dourar. Dilícia!!!






2 comentários: