segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PÃO DE LÓ DE ABACAXI

Tenho três receitas coringas para bolo, que acho deliciosas, uma para bolo de nozes, outra para pão de ló de chocolate e essa que normalmente faço com recheio de frutas. Dessa vez fiz com recheio de abacaxi, e nesse calor, ficou deliciosa, com o azedinho do abacaxi contrastando com o doce do chantilly.





Massa: 6 ovos (gemas e claras separadas)
6 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena)
1 colher (sopa) de fermento em pó químico (Royal)

Como faço: Bato as claras em neve e logo a seguir junto as gemas e o açúcar, deixo bater bem. Em outra vasilha peneiro a farinha de trigo, a maizena e o fermento, e os misturo delicadamente (essa é a segunda coisa que faço, depois de untar e esfarinhar a forma). Diminuo a velocidade da batedeira (deixo no mínimo) e acrescento os ingredintes secos,bato só o suficiente para incorporar os ingredientes, rapidamente.Termino de misturar manualmente, de forma bem delicada. Levo para assar em forma redonda (24 cm de diâmetro), de preferência com aro removível, pois essa massa é muito delicada. O bolo vai crescer, não se assuste, estará pronto quando espetar um palito longo e este sair seco. O bolo abaixa um pouco depois de frio, mas é assim mesmo, ficará uma massa muito macia e de sabor suave.

Recheio de abacaxi: Cozinho um abacaxi Pérola, picado em cubinhos, em 2 xícaras de água e 1 xícara (chá) de açúcar, se gostar pode por uns dois cravinhos nessa hora (não esqueça de retirá-los depois). Cozinho até o abacaxi ficar muito macio e não restar quase líquido algum. Deixo esfriar. Reservo.
Depois de frio misturo o abacaxi com meia lata de leite condensado e meia lata de creme de leite (sem soro). Isso também vai do gosto, prefiro deixar bem encorpado, por isso coloco o creme de leite aos poucos até dar o ponto desejado.
Corto o bolo em duas parte. Umedeço a parte de baixo com uma calda que é uma mistura de leite condensado e leite comum (pode ser leite de coco no lugar do leite comum se gostar). Umedeço generosamente, mas tendo o cuidado de não deixar o bolo muito molhado. Aplico o recheio e cubro com a outra parte do bolo, que também sofre os mesmo "banho" com a calda.

Depois disso cubro com chantilly. Mas se quiser pode ser marshmallow ou outra cobertura de sua preferência. Aprecie SEM moderação!

Um comentário: