segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pizza marguerita



Aqui em casa sou meio escrava de fazer pizzas. A verdade é que não temos nenhuma boa pizzaria na cidade e o pessoal da casa adora uma boa redonda. Enfim, quando estou muito cansada encaramos uma pizza qualquer, mas é sempre uma decepção. Então, várias vezes faço em casa. O ruim é que é no forno a gás. Fica boa, mas não tanto como ficaria em um forno a lenha. Quer a receitinha? Então tá!

PIZZA CASEIRA (receita para duas pizzas grandes).

Ingredientes para a massa: 1 e 1/2 xícara (chá) de água morna.
3 colheres (sopa) óleo
2 colheres (chá) de sal
45 g de fermento fresco para pão
6 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente).

Como faço: Dissolvo o fermento na água morna, depois acrescento o sal e o óleo. Misturo novamente. Acrescento aos poucos a farinha de trigo, até que a massa fique elástica,homogênea e que não grude mais na superfície de trabalho (no meu caso o granito). Amasso e sovo muito bem, essa etapa é importante para o sucesso da massa. Faço um bola com a massa e a coloco em recipiente selado com filtro plástico, mas com espaço suficiente para o crescimento da massa. Depois que dobrar de volume,sovo novamente para a retirada de bolhas de ar. Sovo bem, divido a massa em duas bolas, e deixo crescer novamente, até que dobrem de tamanho.
Deixo o forno aceso no máximo antes de pré-assar,para que esteja bem quente na hora em que a massa for colocada no forno. Em duas formas próprias para a pizza,untadas com um pouco de óleo, coloco a massa que já foi esticada com o rolo. Aí vai do gosto, pode deixar mais grossa ou mais fina. Aqui preferem mais fina com as bordas grossas. Espalho parte do molho e levo para pré-assar, até que esteja começando a dourar nas bordas.
Espalho o restante do molho que fiz com tomates sem pele e sem sementes, grosseiramente passados no processador (não deixo como sugo,mas sim com pequenos pedaços),com azeite e sal, deixo assim até a hora de aplicar na massa. O tomate vai soltar um líquido que deve ser retirado com a peneira. Nunca coloco todo o molho que vou utilizar na pré-assagem, reservo um pouco para finalizar a pizza.
Finalização: espalho o restante do molho de tomates e faço a cobertura escolhida. Vai do gosto do freguês. Essa da foto, foi com mussarella de búfala e manjericão, regada com azeite. Às vezes asso o manjericão junto com a pizza outras só o coloco depois dela retirada do forno. Aqui no cafofo é sucesso total!

Nenhum comentário:

Postar um comentário