domingo, 18 de setembro de 2011

Bolo de carne moída recheado com purê de batata

Então tá...sem muito tempo para fazer um almoço e filho em casa, o negócio é ir pela praticidade...e praticidade para mim significa poucas panelas para lavar no after, algo assando enquanto o restante da refeição vai sendo feito e acima de tudo nada de frituras, que exigem aquela "limpeza" depois.
Juntei então duas coisas que meu filho gosta: bolo de carne moída e batatas. Batatas apreciadas de todas as formas...como já disse: é um batateiro!
Ficou bom, acompanhado de um arroz branquinho e soltinho além de uma caprichada salada verde.

Ingredientes
Para o bolo de carne moída
1/2 kg de carne moída de primeira
1 xícara (chá) de bacon picadinho
1/2 xícara (chá) de sopa de cebola (daquelas mesmas...do pacotinho)
salsinha e cebolinha micropicadinhas a gosto
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de mostarda
1 ovo batidinho

Para o purê
1/2 kg de batatas cozidas com casca e sal até ficarem macias
1 colher (sopa) de manteiga com sal
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1/4 xícara (chá) de leite
E ainda.....
100 g de muçarela fatiada

Como fiz
Dourei a cebola no azeite e a adicionei à carne moida, junto com os outros ingredientes,agregando bem. É bom provar o sal (sopa de cebola e bacon já o possuem). No meu caso foi a conta certa de sopa de cebola, mas se for necessário dar mais "liga" ao bolo adicione mais um pouco ou complete com aveia, fica melhor ainda.
O purê foi feito daquele jeito, né? Depois de macias, descasquei as batatas e passei-as pelo espremedor. Com essa massa ainda bem quente juntei os outros ingredientes, levei ao fogo baixo e deixei os liquídos reduzirem um pouco. Reservei para amornasse (afinal nada da muçarela derreter antes de ir ao forno!).
Untei uma forma com azeite. Em uma superfície (granito da pia) estendi um pedaço de filme plástico, sobre ele coloquei a massa de carne moída, espalhando-a bem, deixando nivelada e dando uma forma retangular. Sobre ela coloquei as fatias de muçarela e em seguida espalhei o purê já morno. Com a ajuda do filme plástico fui moldando o bolo. Retirei o filme, reguei com azeite e levei ao forno até que a crosta estivesse bem crocante e assada.
Foi isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário