domingo, 4 de setembro de 2011

Risotto de Palmito


Risotto..risotto...palmito...palmito...duas coisas adoradas no cafofo! E quando se juntam então....aí faz a alegria de seus habitantes.
Bem, pelo que leio risotto é algo assim, cheio de segredos, de mumunhas não sendo fácil atingir seu ponto perfeito. Já comi em restaurantes, uns melhores outros piores.  
Ora...aqui o risotto é nosso mas tento fazer dentro das recomendações "técnicas"...se fica do jeito que deve ficar um vero risotto? Aí já não sei, porque nunca um especialista na coisa provou do meu.
Mas descobri que faço uns lances como manda o figurino, um tal de soffritto, que é o meu "refogadinho" de cebola na manteiga. Sim, corto-a em cubos, sim douro-a lentamente na manteiga, sim deixo ficar transparente. Viva!
Descubro e mereço vivas novamente que outro ingrediente essencial, o brodo, que é nosso caldo de legumes, frango ou carne é feito por essa pessoa de forma correta. E que não coloco sal e nem alho, como manda a tradição.
E também uso vinho de boa qualidade, deixo evaporar, o arroz fica al dente...agora a cremosidade é algo subjetivo para mim. Gosto dele úmido e cremoso. Conforme vai esfriando enquanto se come vai secando um pouquinho,né? Porque aqui a gente conversa enquanto come..que coisa!
Mas gostamos dele assim, do jeito que está na fotinha..esse é o nosso ponto. Cada cafofo uma sentença!

Ingredientes
1 litro e 1/2 (aproximadamente) de caldo de legumes (esqueça o tabletinho, faça o seu, compensa!)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola (média) micropicadinha
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou canarolli
1 xícara (chá) de vinho branco de boa qualidade
1/2 xícara (chá) de parmesão ralado grosso (opcional)
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
2 xícaras (chá) de palmitos em rodelas
azeite de oliva
pimenta do reino branca (moída na hora) a gosto

Como faço
Normalmente faço o caldo de legumes (brodo, tá?) um dia antes, já postei essa receita, para que os sabores se acentuem. Então, vamos começar?
Afervento os palmitos,escorro, corto em rodelas e rego com um fio de azeite. Reservo.
Coloco o caldo de legumes em fogo baixo para aquecer. Enquanto isso douro (soffritto, hein?) a cebola na manteiga até ficar transparente, junto o arroz (que mandam não lavar, mas que de vez em quando, dependendo da suspeita eu lavo rapidamente) e agrego bem à mistura de cebola e manteeiga. É hora de colocar o vinho branco, abaixar o fogo e mexer até que este se evapore. Então vou juntando aos poucos o caldo de legumes, começa a secar, coloco mais, até quase ficar no ponto desejado: arroz al dente e cremoso.
Salpico a pimenta do reino e a incorporo junto com os palmitos ao risotto. Deixo atingir o ponto desejado, desligo acrescento a manteiga e cubro a panela por alguns minutos com um pano de prato para conservar a umidade.
O queijo parmesão é opcional. Com os filhos em casa eu coloco. Sem eles... coloco não!
Depois é só apreciar o risotinho e beber o vinho que sobrou para o santo..ou santa...ou santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário